FACULDADE MAX PLANCK SEDIA EVENTO SOBRE TABAGISMO

FACULDADE MAX PLANCK  SEDIA EVENTO SOBRE TABAGISMO

A Capacitação foi disponibilizada para vários municípios de São Paulo.

A Faculdade Max Planck sediou a Capacitação para a Abordagem Intensiva do Fumante no SUS (Sistema Único de Saúde).  O evento foi promovido pela Prefeitura de Indaiatuba (Sesau/PMCT) em parceria com o Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas), vinculado a Secretaria de Saúde Estadual teve a presença de profissionais da saúde de 18 municípios do Estado de São Paulo.

O treinamento contou com palestras que abordaram temas relacionados ao Controle do Tabagismo: Ações para Programação e Cessação do Tabagismo; Formas de Consumo:  Narguile,  Cigarro Eletrônico;  Tabagismo Ambiental e Passivo;  Apoio Medicamentoso;  Tabagismo e Odontologia;  Alimentação Saudável e Tabagismo; Abordagens Psicossociais: entrevista motivacional e intervenção breve”;  Assistência Farmacêutica;  Credenciamento das Unidades; entre outros.

Durante o encontro, a Coordenadora Estadual do Programa de Controle do Tabagismo, Sandra Silvia Marques, comentou sobre a importância do Programa. “O Brasil é uma referência no mundo em termos de política nacional do controle do Tabagismo, então assinamos um tratado de saúde internacional chamado Convenção-Quadro, onde nos comprometemos com o mundo a implementar medidas protetivas contra essa epidemia que é o tabagismo. E hoje estamos fazendo a capacitação de profissionais da saúde para fazer essa abordagem e esse tratamento intensivo do fumante, porque não adianta você erradicar o tabagismo sem tratar do fumante que é um dependente químico também”, afirmou.

O professor Alexandre de Camargo ministrou uma palestra sobre “Alimentação Saudável e Tabagismo”, e comentou sobre a importância do assunto. “Achei interessante o sistema de saúde capacitar diferentes profissionais, para que estes possam promover ações que evitem o consumo do tabaco e melhore a qualidade de vida da pessoa. Durante a minha palestra expliquei sobre os quatro passos para uma alimentação saudável, que é de extrema importância para quem resolve parar de fumar, tirando assim dúvidas sobre o assunto”, afirma.

A Coordenadora do Programa Municipal, Rosângela Chiavegati Soqueti, falou sobre a importância da Capacitação. “Esse momento é de grande importância para todos os municípios presentes. Em Indaiatuba será possível ampliar de forma significativa, na Rede de Saúde, o tratamento para aqueles que desejam parar de fumar. Agradeço muito a Faculdade Max Planck que tão prontamente disponibilizou sua infraestrutura para nos receber”.

Os profissionais da saúde que, participaram do encontro, agradeceram pela oportunidade. “As palestras foram sobre um projeto estadual para implantação do programa antitabagismo em diversos municípios de São Paulo. Eu sou enfermeiro e trabalho na unidade básica de saúde, mas na minha unidade não tem esse programa e hoje quando fazemos o acolhimento do paciente encaminhamos para outras unidades. E agora com esse treinamento será diferente, pois teremos a oportunidade de prestar o acolhimento às pessoas e isso é muito gratificante”, afirma Cinaks Correio dos Santos, da Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade de Jaguariúna.

A Coordenadora do Programa Estadual, Sandra Silvia Marques, ainda reforça a importância de parceria entre a Faculdade Max Planck e o Programa Municipal de Controle do Tabagismo. “Eu achei bárbaro a instituição ceder o espaço, pois o programa é tripartite: federal, estadual e municipal e quando o município se manifesta e tem apoio das faculdades que são nossos grandes polos de conhecimento e de divulgação temos um impacto grande nas pessoas”, relata.

18/06/2018

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful