Faculdade Max Planck recebeu o Prefeito Nilson Gaspar e o Vereador Januba da Banca

Faculdade Max Planck recebeu o Prefeito Nilson Gaspar e o Vereador Januba da Banca

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil apresentam projeto sobre Revitalização de Praças e Mobiliário Urbano

No dia 09 de outubro, a Faculdade Max Planck recebeu a visita do Prefeito de Indaiatuba, Nilson Alcides Gaspar, e do vereador João de Souza Neto (Januba da Banca), para apresentação do Projeto de Revitalização de praças e mobiliário urbano de Indaiatuba, a iniciativa reúne alunos de vários semestres de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil, sob a orientação dos coordenadores Elena Furlan da França e Leonardo Damigo.

A ideia nasceu de um convite do vereador João de Souza Neto (Januba da Banca) e já está em plena execução. “Nós recebemos o convite do vereador Januba, que tem uma vivência de mais de 35 anos nas regiões periféricas da cidade. E por ser uma proposta de grande interesse da comunidade, houve um alinhamento total com os objetivos da MAX. Dessa forma, poderemos contribuir para a formação humanista do aluno, que aprende desde cedo seu papel na sociedade, além de ser uma ótima oportunidade de praticar os conceitos trabalhados em sala de aula, incluindo a execução de levantamentos topográficos”, explica o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Leonardo Damigo.

Na primeira etapa do projeto, os alunos fizeram visita técnica aos locais que receberão as benfeitorias. Acompanhadas dos coordenadores, as turmas estiveram em quatro praças diferentes da cidade: Praça Renato Villanova, na região do CECAP onde se localiza a banca do vereador Januba; Praça Andréa Bonachela, no bairro da Vila Costa e Silva; Praças Ana Maria Ambil Barnabé e Juvenal Limeira, na região da Vila Brizola. “Os estudantes realizaram uma análise no local, entrevistaram usuários e moradores para realizar um diagnóstico das necessidades e desejos da comunidade local para, a partir disso, propor um desenho de revitalização das praças, e de mobiliário urbano, incluindo bancas de jornal, bancos, lixeiras, bicicletários, entre outros”, explica a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Elena Furlan da França.

A apresentação do projeto ao Prefeito Gaspar, teve a participação do diretor da Faculdade, professor Hector Escobar, que ressaltou a importância das aulas práticas na formação do aluno. “Acreditamos em métodos modernos de ensino. Por isso, investimentos em metodologias ativas de aprendizagem, infraestrutura tecnológica e adequada para os dezenove cursos existentes, além de corpo docente formado por 80% de mestres e doutores. Esse projeto desenvolvido pela união dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, juntamente com seus alunos, é reflexo de um trabalho profissional executado por uma equipe competente, comprometida e empenhada em transferir um ensino de qualidade, formando profissionais altamente capacitados para os desafios do mercado de trabalho”, declara o diretor.

Para a medição das praças e bancas, os alunos da Engenharia Civil montaram estações de trabalho topográfico com teodolitos, réguas e prismas, além de marcações adequadas em torno das áreas medidas. Na oportunidade foram aplicados os conceitos e procedimentos práticos das disciplinas de Topografia, Desenho Técnico e Materiais da Construção Civil. A participação dos alunos de Arquitetura teve como objetivo a percepção do perfil socioeconômico a fim de analisar questões como mobilidade e acessibilidade dos pedestres, desejos dos usuários e moradores, paisagismo e estrutura urbana. A partir da disciplina Urbanismo I, praticaram conceitos como Planejamento e desenho de espaço público, análise topográfica e o diagnóstico sociocultural.

“Para os estudantes, a visita do prefeito Nilson Gaspar, foi uma oportunidade única, visto que os alunos podem trabalhar com situações reais e conceber projetos possíveis de execução, além de terem esse contato direto com o prefeito Nilson Gaspar. Fizemos questão que os próprios alunos apresentassem o projeto, assim eles são preparados para argumentações e formalidades que possivelmente estarão presentes nas suas carreiras. Também percebemos o canal aberto com o prefeito e a sua preocupação com os espaços públicos coletivos da cidade e com a mobilidade urbana, tema principal dos nossos debates”, declararam os coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil.

A Faculdade Max Planck se destaca por 50% de aulas práticas desde o início do curso, corpo docente altamente qualificado e infraestrutura moderna, com salas de aulas e laboratórios equipados de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. E essa parceria reforça o compromisso constante da MAX em oferecer um ensino humanista de qualidade, que capacite profissionais conscientes de seu papel na sociedade. “Nesse dia tivemos um ganho absurdo, com a possibilidade de experimentar soluções diversas, pois estamos no ambiente acadêmico, e por outro lado, podemos implementar os projetos na nossa cidade graças a parceria estabelecida com o prefeito Gaspar. Isso representa um enriquecimento coletivo, de um lado o aprendizado do aluno, ligado diretamente a prática profissional e de outro a melhoria da qualidade de vida relacionada a transformação dos espaços públicos da nossa cidade”, afirma a coordenadora Elena Furlan.

06/11/2017

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful