Faculdade é ‘estrelada’ pelo Guia do Estudante Abril

Administração, Direito e Pedagogia figuram entre as instituições classificadas pela edição 2013 da publicação

O Guia do Estudante (GE) da Editora Abril, um dos principais indicadores de qualidade dos cursos superiores do Brasil e que serve como referência para quem está prestes a ingressar em uma faculdade, classificou, na edição 2013, três cursos da Faculdade Max Planck: Administração, Direito e Pedagogia. Cada curso foi classificado com três estrelas.

Dos 27 mil cursos levantados pelo GE este ano, apenas 11,9 mil foram avaliados e, somente 6.116 receberam as estrelas. Os critérios de seleção foram: titulação de bacharelado (com exceção de Pedagogia e Educação Física, em que são consideradas prioritariamente as licenciaturas); conclusão da primeira turma do curso, que deveria ser igual ou inferior a 2011; ser presencial; ter turma em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo.

Para o diretor de unidade, Pedro Stávale Junior, a conquista é mais uma comprovação da qualidade oferecida pela instituição, que tem como premissa a vivência na prática. “As aulas práticas são um diferencial em nossos cursos, pois permitem aos alunos a oportunidade de desenvolver projetos em sala de aula, com embasamento pedagógico, similares aos que realizarão quando estiverem inseridos no mercado de trabalho”, ressalta.

O diretor acadêmico da Max Planck, José Carlos Pacheco Coimbra, também acredita que a estrutura oferecida, aliada ao trabalho integrado dos professores, contribui para a crescente valorização dos cursos da instituição. “O reconhecimento por uma publicação de grande visibilidade, com repercussão nacional, é muito importante porque traz ainda mais confiança para os alunos e docentes e nos motiva a continuar trabalhando para melhorar cada vez mais”, afirma.

Os coordenadores dos três cursos ‘estrelados’ também compartilham da opinião dos diretores e salientam que a conquista está diretamente relacionada a estrutura pedagógica oferecida. “No curso de Pedagogia trabalhamos projetos sociais desde o primeiro ano, incentivo à pesquisa, e aulas práticas, o que permite aos alunos toda vivência prática da atuação docente, como, por exemplo, estar preparado, ao final do curso, para montar um plano de ensino completo”, salienta a coordenadora Suzana Fritelli.

Nos cursos de Direito e Administração, que também foram classificados, aulas práticas, visitas técnicas, palestras e o incentivo à pesquisa também integram o plano pedagógico, complementado com parcerias firmadas com órgãos públicos e empresas privadas, e atividades práticas como o Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) e o NPJ (Núcleo de Prática Jurídica), que funcionam dentro do campus da instituição. “Todas estas ferramentas permitem a prática das diferentes áreas de atuação do Direito, o que dá ao aluno uma visão muito mais ampla da profissão”, reforça o coordenador do curso de Direito, Alexandre Ferreira.

Para o coordenador do curso de Administração de Empresas, Edevaldo Vosgrau, a estrutura curricular atualizada de acordo com a necessidade do mercado profissional e a realização de atividades práticas, desde o primeiro ano, contribuem muito com a qualidade do ensino oferecido pela instituição. “Um dos diferencias do curso, que está em fase de implantação, é a consultoria supervisionada, em que os alunos desenvolvem projetos para o fortalecimento das empresas parceiras. Também contamos com um grande número de empresas conveniadas, o que resulta em um excelente programa de estágio”, complementa Vosgrau.

A avaliação 2013 do GE foi realizada por uma equipe de cerca de quatro mil profissionais, denominados como pareceristas, que são coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores. As estrelas que cada curso recebe são resultado da média das notas atribuídas por eles, sendo que cada curso recebe nota de seis profissionais e delas, duas são descartadas: a maior e a menor. Com base nisso, é feita então, uma média de quatro notas válidas. O Ibope Inteligência é o órgão responsável pela consultoria técnica na coleta, sistematização e análise de dados, e o resultado da avaliação é verificado pela PricewaterhouseCoopers.

POR: SAMANTA DE MARTINO

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful