Exercícios fisioterapêuticos de respiração ajudam no controle de ansiedade e estresse

Exercícios fisioterapêuticos de respiração ajudam no controle de ansiedade e estresse

Profissionais de Fisioterapia podem auxiliar ensinando técnicas fáceis e práticas

Você já ouviu falar que a ansiedade e o estresse são males do século? Isso porque vivemos uma rotina cada vez mais cheia de compromissos. Além disso, problemas como mobilidade urbana podem impactar negativamente na rotina e, consequentemente, causar um desequilíbrio em nossas emoções. Nessas horas, é comum você ouvir conselhos do tipo “tenha calma, conte até dez e respire”. Muitas vezes reagimos com indignação a tais comentários. Contudo, essa é a melhor solução para esses momentos.

O fato é que podemos perceber claramente o estado de ansiedade porque a respiração fica mais focada na parte superior do corpo, a musculatura acessória da respiração, que faz com que a respiração seja mais rápida e curta. A falta de ar também é um sinal clássico de que não estamos respirando como deveríamos, explica o fisioterapeuta, coordenador e professor do curso de Fisioterapia da Faculdade Max Planck, Antonio Carlos Ribeiro Eduardo.

Segundo o especialista, a respiração pode ajudar no controle de ansiedade e estresse de duas formas. “A primeira é fisiológica, já que o estado de ansiedade ativa áreas do cérebro que estimulam a hiperventilação, ou seja, inspiramos com mais rapidez e menor volume. O esforço consciente para mudar isso ajuda a acalmar, pois o organismo volta a seu equilíbrio. Outro ponto está no fato do indivíduo, ao tornar sua respiração consciente, traz sua atenção ao momento presente”, diz.

Para melhorar a situação, o fisioterapeuta explica que é importante investir em alongamentos da musculatura que envolve a caixa torácica. “Tirar momentos para respirar lentamente também ajuda. O exercício deve durar de três a sete minutos e o processo deve ser feito pelo nariz apenas. Deixe a saída do ar durar um tempo maior do que a entrada, expiração mais longa que a inspiração até que o indivíduo suporte. É importante sentir a expansão torácica e abdominal de forma lenta e suave”, afirma.

Outros métodos também são destacados, entre eles:

  • Respiração diafragmática – treinar esse tipo de respiração ajuda a regular o organismo e o sistema nervoso.
  • Respiração quadrada – esse tipo de respiração inclui mais do que apenas inspirar e expirar, é feita uma pausa antes de cada uma dessas ações.
  • Expiração alongada – respirar com predominância expiratória; é uma adaptação do exercício anterior, da respiração quadrada, em que dobra o tempo em que se solta o ar.
  • Flexão do tronco – essa técnica é muito simples de fazer e bem relaxante

Alternar as narinas – outra técnica para fazer em qualquer um dos exercícios acima, ou no dia a dia para acalmar, é respirar por uma narina de cada vez.

20/01/2017

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful