Estudantes de Medicina Veterinária da MAX realizam mais um ano de estágio na FAICI

Estudantes de Medicina Veterinária da MAX realizam mais um ano de estágio na FAICI

Importante feira da área agropecuária de Indaiatuba tem a participação de alunos de vários semestres

Dezenas de alunos do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Max Planck estão realizando o sonho de estagiar em um grande evento de concentração animal, a FAICI – Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Indaiatuba 2017. A oportunidade surgiu graças a uma parceria entre a MAX e a organização do evento, que acontece de 03 a 12 de agosto.

“Nossa empresa participa de cerca de 70 eventos no Estado de São Paulo. Neles, recebemos muitos estudantes que se candidatam a estágio, mas são iniciativas individuais, isoladas. No caso da MAX na FAICI, o estágio acontece diretamente por meio da instituição de ensino, que oferece a oportunidade dos alunos se aproximarem da realidade do mercado de trabalho. Isso é muito importante porque estimula ainda mais o aluno, além de abrir horizontes profissionais”, diz o médico veterinário César Fabiano Vilela, consultor de responsabilidade técnica veterinária da FAICI.

Os alunos da MAX acompanham o médico veterinário desde a chegada dos animais, realizando checagem de documentação, como os atestados de vacinação, até a inspeção clínica antes e após as provas. “Na verificação de documentação, o médico veterinário confere o atestado de vacinação, verifica realização de diagnósticos que são importantes, verifica a guia de trânsito animal, etc. Existem exames que precisam ser feitos que somente médicos veterinários habilitados podem fazer. O trabalho é importante para garantir a saúde e o bem-estar dos animais, mas também da população humana, pois envolvem algumas zoonoses. Tem a questão ambiental também, porque esses animais podem vir de algumas áreas trazendo ectoparasitas, ou outro agente etiológico diferente, que pode disseminar na região. Então é preciso esse controle”, explica a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da MAX, professora Maria Fernanda Vianna Marvulo.

Entre outras disciplinas, os estudantes conseguem colocar em prática conceitos das aulas de Produção de Ruminantes, Etiologia e bem-estar animal, Clínica médica de grandes animais, Introdução à Medicina Veterinária, Comunicação e Relacionamento Interpessoal, Produção de Equinos, Semiologia e Propedêutica. “Nós sabemos que a MAX oferece sempre oportunidade em todas as áreas, e essa é mais uma oportunidade que está oferecendo a todos os alunos, tendo a honra de participar de um evento tão importante como a FAICI. Ou seja, estamos atuando, verificando como funciona o mercado, adquirindo experiência, podendo discernir o que queremos e para onde podemos seguir”, comenta o aluno Guilherme de Jesus Leite, do 6º semestre, que realiza o terceiro ano consecutivo de estágio na FAICI pela Faculdade Max Planck.

Somando todos os dias de evento, o estágio dos alunos da MAX na FAICI rende de 12 a 20 horas de experiência para alunos do 4º ao 10º semestre. Giovanni Marques de Abreu, do 6º semestre, está realizando estágio pela primeira vez. “Foi muito importante, porque nunca tinha participado antes, nunca tinha chegado tão próximo de touros. O médico veterinário explicou tudo para nós, com muita calma e objetividade. Pude observar o quão são bem tratados e cuidados os touros, como se fossem filhos. Creio que quase nenhuma faculdade abre as portas, assim como a MAX, para os alunos estagiarem. Valeu muito a pena todo aprendizados que tive e com certeza pode abrir mais um futuro caminho em minha vida”, afirma.

“Vale salientar que nossos alunos estagiam com médicos veterinários da empresa responsável pela consultoria animal do evento, que passa por certificação e auditoria para manter condições de bem-estar para os animais envolvidos na prática de rodeios, recebendo selo verde que as certificam. Então, é de grande importância essa vivência, pois os estudantes podem adquirir senso crítico em um assunto tão polêmico e atual que envolve realização de eventos com utilização de animais”, reforçou o diretor técnico do curso de Medicina Veterinária, Thyago Escodro Dercoli.

Na reta final do curso, a aluna Raquel Giuntini estagiou na FAICI pela MAX em 2016 e garante que o evento abriu muitas portas. “Para quem gosta de eventos de concentração animal é muito importante esse caminho que a MAX abre, pois temos contato com situações que seriam difíceis se não fosse por intermédio da faculdade. Estou muito satisfeita com o curso, transferir meu curso para a Max foi a melhor decisão que tomei. Todas as oportunidades que me surgiram em relação à área profissional vieram depois que comecei a estudar na MAX. Com certeza sairei uma profissional muito capacitada. As atividades práticas que temos fazem toda diferença”, relata.

Importante reforçar que o curso de Medicina Veterinária da Faculdade Max Planck é desenvolvido no Hospital-Escola Veterinário, único na região com atendimento 24 horas para grandes e pequenos animais, incluindo cirurgias. Além de aulas práticas, que acontecem desde o primeiro semestre, o curso proporciona a participação ativa de alunos em ações e projetos de relevância para a comunidade em parceria com instituições sociais, entre eles Campanha e Controle Populacional de Cães e Gatos e Posse Responsável, Outubro Rosa Animal, Vacinação Antirrábica, Zooterapia – Terapia Assistida por Animais (TAA).

Os interessados podem aproveitar as inscrições para o Vestibular de Inverno da MAX, que vão até 15 de agosto. As provas, agendadas pelo site www.faculdademax.edu.br, acontecem no Campus I, sendo terça e quinta-feira às 19h; sábado às 9h30.  

 05/08/2017

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful