Estudantes de Marketing realizam aula prática sobre Pesquisa de Mercado

Atividade foi direcionada a alunos do 2º semestre

Na Faculdade Max Planck os alunos são inseridos em atividades práticas diariamente, com o intuito de proporcionar uma vivência do mercado de trabalho. Na aula do dia 02/08 do 2º semestre do curso de Marketing, a professora Raquel Toledo Camargo Ferraro desafiou seus alunos com uma dinâmica que provocou a percepção do funcionamento de uma empresa.

Com o objetivo de explicar aos alunos que o cotidiano de um profissional deve ser baseado no planejamento e no entendimento de todos, a docente realizou uma atividade que consistia em construir um quadrado perfeito no chão, utilizando uma corda. Porém, todos os alunos escolhidos deveriam estar vendados e sem a ajuda dos demais colegas de classe.

O objetivo principal era compreender que, muitas vezes, a realização de atividades sem o planejamento prévio, o conhecimento necessário e a disputa de liderança não resulta em um trabalho de qualidade. Por um longo período da aula as discussões entre os alunos não alcançaram nenhum resultado positivo e as inúmeras dúvidas sobre o que realmente estava ocorrendo perturbava ainda mais o processo. Ao final, todos os alunos tiraram as vendas sem obter sucesso.

Para a aluna Priscila Oliveira Moreno, a atividade prática permitiu entender a importância do trabalho em grupo. “Foi uma dinâmica onde conseguimos observar nossos pontos fracos e fortes quando temos que trabalhar em grupo para solucionar os problemas”, conta. Ela também afirma que compreendeu a relevância de um bom planejamento. “Aprendi a fazer um planejamento antes de tentar executar qualquer projeto ou tarefa, e ouvir mais as outras pessoas”, afirma.

Já para o aluno Miguel Gragefe, que estava observando a dinâmica, foi interessante perceber como todos interagem entre si para encontrar a resolução do problema. “Em particular, acho legal esse tipo de atividade prática. Os alunos se relacionam para achar solução de um problema, ideias diferentes surgindo para entrarem em um acordo em comum. Tudo isso facilita no convívio e na experiência para futuros projetos e/ou futuros empregos”, diz. O estudante destacou, ainda, a relevância do trabalho em grupo. “Trabalhos em equipe sempre são bem-vindos, mesmo que por vezes alguns alunos prefiram trabalhar sozinhos”, completa.

A aluna Priscila Oliveira Moreno afirmou que a dinâmica teve grande importância para sua carreira. “Nessa atividade consegui observar claramente minhas fraquezas e pontos que preciso melhorar para o meu crescimento profissional e pessoal”. Assim como o colega Miguel, a aluna refletiu sobre os novos desafios da profissão. “Acredito que isso nos prepara melhor para o mercado de trabalho, não ficamos somente na teoria e isso é de extrema importância. Atividades práticas nos deixam, de certa forma, mais espertos e experientes para o que nos aguarda daqui pra frente. Sem contar, também, que isso tornam as aulas mais interessantes e menos cansativas”, comenta.

Com corpo docente formado por profissionais de diferentes áreas de estudo altamente capacitados, o curso de Marketing da MAX oferece aulas alinhadas com as boas práticas do mercado de trabalho e baseadas em metodologias ativas, trazendo problemáticas reais e que desafiam os alunos a encontrarem soluções diferenciadas e positivas.

10/08/2017