Estudantes da MAX fazem visita técnica ao Hospital Augusto de Oliveira Camargo – HAOC

Estudantes da MAX fazem visita técnica ao Hospital Augusto de Oliveira Camargo – HAOC

Estudantes têm a oportunidade de visitar a construção do prédio e de conhecer as futuras instalações

Estudantes dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo visitaram as obras do novo prédio do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), conduzidos pelo professor-coordenador Leonardo Damigo. Esta atividade acadêmica de caráter prático teve, entre outros objetivos, o entendimento das técnicas de construção e acabamento desta obra tão especial, cujo projeto e instalações diferem muito dos edifícios comerciais e residenciais normalmente presentes no dia-a-dia do Engenheiro Civil. Os estudantes de diferentes semestres foram acompanhados do Engenheiro Civil Wilson Silva Junior e pela Gerente de Projetos, a Arquiteta Kary Lima Oliveira Evaristo.

O novo prédio do HAOC se encontra praticamente finalizado. As fundações estão concluídas e as estruturas de concreto pré-moldadas consolidadas. Pilares, vigas, lajes, escadas internas e externas, elevadores, sistemas de aquecimento e resfriamento, painéis solares, assim como as instalações elétricas e hidráulicas, todos esses elementos foram encontrados num momento que permitiu a  observação atenta dos estudantes. A obra foi iniciada em abril de 2015 com a preparação do terreno que fica ao lado do Pronto Socorro. A previsão inicial é de que os primeiros andares do prédio estejam prontos para utilização em breve. Quando estiver pronto para receber pacientes, o novo prédio do HAOC oferecerá 174 novos leitos à população.

O Engenheiro Civil responsável pela obra, Wilson Silva Junior, que trabalha há muitos anos na área de construção de prédios e gerenciamento de projetos, comenta sobre a importância da prática para a formação dos alunos. “No HAOC eu realizo o apoio técnico no desenvolvimento das obras e percebo que a vinda dos alunos nesse tipo de Visita Técnica é muito importante, porque durante a minha faculdade eu fiz Estágio em todos os anos, e isso me proporcionou um conhecimento imenso, que me trouxe uma tranquilidade e uma serenidade para começar a minha vida profissional, e acredito que trará a eles também”, declara o Engenheiro.

Para o aluno de Engenharia Civil é uma oportunidade de compreender os conhecimentos teóricos, de modo prático. “Essa visita é um aprendizado e uma experiência que venho adquirindo aqui na Faculdade Max Planck, com profissionais bem preparados, tirando as dúvidas que temos, por conhecer e gostar da área que estamos atuando e o objetivo é agregar cada vez mais conhecimento. Estou aprendendo muito e para minha carreira será importante, principalmente porque é o meu foco, porque pretendo trabalhar com projeto estrutural, dentro da Engenharia Civil, assim a visita está sendo bem proveitosa”, afirma Alan Fernando Borges, aluno do 4º Semestre do curso de Engenharia Civil.

A arquiteta e urbanista Kary Lima Oliveira Evaristo acredita que a vinda dos alunos em um prédio ainda em construção é de extrema importância na formação acadêmica. “No HAOC realizo todas as reformas e projetos complementares, relacionados à arquitetura do prédio. E hoje receber os alunos é uma experiência ótima, porque eu sei como é a curiosidade em conhecer novos ambientes, novas construções, e estou muito feliz em poder colaborar com esses futuros profissionais. Acredito na importância dos alunos participarem de uma Visita Técnica, pois esse tipo de atividade complementar auxilia muito na vida do profissional. Estou muito feliz com essa visita dos alunos da MAX virem até o hospital conhecer nosso projeto e o meu trabalho”, comenta a Gerente de Projetos.

As alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo enfatizam que a Visita Técnica proporciona uma nova visão do mercado de trabalho. “A visita técnica de hoje permite termos uma visão prática dos projetos, e por meio da visita conseguimos visualizar melhor a dimensão de um projeto e a melhor forma dela ser aplicada”, comenta Rafaela Silva Alves, aluna do 6º Semestre. “Por meio da visita, também foi possível compreender a multiplicidade das áreas de arquitetura e engenharia, e o modo como se completam. Estamos conseguindo visualizar o trabalho em conjunto de arquiteto e o engenheiro civil, aplicando na prática o que aprendemos no curso de Arquitetura e Urbanismo”, afirma Angélica Souza, também aluna do 6º Semestre.

De acordo com o projeto, será ampliado o espaço físico e a infraestrutura do Hospital, totalizando 7,5 mil metros quadrados, divididos em cinco pavimentos de 1,5 mil metros, que serão interligados ao Pronto Socorro, por meio de passarela que dará acesso a um elevador, permitindo assim a locomoção dos pacientes. O segundo andar será destinado a internação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Já a nova UTI adulto será abrigada no terceiro andar. Será implantada, ainda, uma nova maternidade, no 4º andar. Também integra o projeto a construção de 50 novos quartos, dos quais, metade será destinada aos usuários de convênio e a outra metade aos pacientes do SUS.

O estudante Leonildo Nunes, do 2º semestre de Engenharia Civil, que trabalha há 25 anos na profissão de construção civil, procurou o curso na Faculdade Max Planck para ampliar seus conhecimentos. “Eu já tenho muitos anos na profissão de construção civil, e para mim foi de extrema importância o curso de Engenharia Civil, pois além de especializar, é um sonho também fazer um curso superior, porque eu gosto muito da minha profissão. Estou gostando bastante do curso da Max, professores bons e atenciosos. Acho muito importante as visitas técnicas, porque ela complementa o aprendizado teórico. Afinal, por mais experiente que eu seja, cada obra tem algo diferente que eu nunca havia visto, pois nunca é tudo igual”, afirma o aluno de engenharia.

A Faculdade Max Planck busca preparar profissionais éticos e competentes, capazes de contribuir para o desenvolvimento da comunidade e o bem-estar e qualidade de vida de seus cidadãos, por meio de um ensino com metodologias ativas e corpo docente formado por Mestres e Doutores. O engenheiro civil Wilson Silva Junior, afirma que conhecimento prático adquirido na faculdade prepara melhor os profissionais para o mercado de trabalho. “A experiência prática durante a vida acadêmica é muito importante na formação do aluno, trazendo mais segurança para eles e eu admiro a iniciativa do curso da Faculdade Max Planck e os recebo de braços abertos. Quando os alunos vem fazer visita técnica é um oxigênio, e receber jovens tão empenhados em procurar conhecimento nos estimula em apresentar o melhor do nosso trabalho, e sempre que possível a passar o conhecimento para eles de alguma maneira”, declara o engenheiro.

08/11/2017

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful