Escravos de Jó inspiram alunos de Engenharia de Produção no laboratório Lean

Brincadeira infantil serviu para mostrar importância do ritmo nos processos produtivos

Quando começou a cursar Engenharia de Produção, o estudante Kim Max Wender não sabia que as aulas de dança no ritmo Sertanejo iriam ser tão úteis para a carreira profissional. Aluno do 8º semestre na MAX, Kim participou de uma atividade prática no Laboratório Lean Manufacturing que envolveu muitas habilidades pessoais e uma tradicional cantiga infantil: Escravos de Jó. “Foi uma dinâmica muito diferente, em que o ritmo fez todo sentido. Com essa dinâmica conseguimos ver pontos de melhoria em um processo, em que cada um tem papel fundamental para manter a produtividade”, comentou o aluno.

A aula fez parte da disciplina Técnicas de Qualidade e Produtividade II. “Nosso objetivo foi atrelar as praticas do Lean, bem como promover a união dos participantes com o intuito de exercitar competências como trabalho em equipe, ritmo, atividade padronizada, melhoria de tempos, cronometragem e liderança”, explicou o professor Norberto Gonçalves Neto, responsável pela dinâmica.

Segundo o docente, esse tipo de atividade prática estimula o lado do relacionamento profissional. dsc_0300“Muitas pessoas têm a imagem do engenheiro como uma pessoa de poucas palavras. Porém, na área de Produção, esse profissional precisa ter um perfil negociador e aglutinador. Assim consegue garantir um ritmo constante e produtivo. E isso eles conseguiram sentir na pele com esse exercício”, disse o professor Norberto.

Com auxílio de caixas de fósforos, os alunos cantaram a música infantil aproveitando para rever os conceitos aprendidos em aulas teóricas como, por exemplo, garantir a padronização por meio de melhoria contínua. “Eu não brincava de Escravos de Jó desde criança. Nessa atividade, ficou claro como cada um tem sua importância no processo e que o erro de um pode afetar a todos. É como na dança, é preciso entrar no ritmo para acertar”, afirmou o aluno Gilvan Cesarino.

Para o estudante Cristiano Muracca, a atividade foi útil também no gerenciamento de equipes. “Foi muito interessante porque dá pra ver que cada tarefa exige um perfil. Não somos bons em tudo. Então, é importante aproveitar o melhor de cada profissional para que o processo funcione bem”, concluiu.

copia-de-eng-producao-atividade-pratica-lean-opcao-2“O Laboratório Lean Manufacturing é fundamental para dar aos alunos essa visão geral do processo de forma lúdica. Ou seja, os conceitos são assimilados de forma fácil e fazem todo o sentido na vida prática”, diz o coordenador do curso de Engenharia de Produção, professor José Eduardo Rossilho de Figueiredo.

10/11/2016

Fotos- Faculdade Max Planck.