Escravos de Jó inspiram alunos de Engenharia de Produção no laboratório Lean

Escravos de Jó inspiram alunos de Engenharia de Produção no laboratório Lean

Brincadeira infantil serviu para mostrar importância do ritmo nos processos produtivos

Quando começou a cursar Engenharia de Produção, o estudante Kim Max Wender não sabia que as aulas de dança no ritmo Sertanejo iriam ser tão úteis para a carreira profissional. Aluno do 8º semestre na MAX, Kim participou de uma atividade prática no Laboratório Lean Manufacturing que envolveu muitas habilidades pessoais e uma tradicional cantiga infantil: Escravos de Jó. “Foi uma dinâmica muito diferente, em que o ritmo fez todo sentido. Com essa dinâmica conseguimos ver pontos de melhoria em um processo, em que cada um tem papel fundamental para manter a produtividade”, comentou o aluno.

A aula fez parte da disciplina Técnicas de Qualidade e Produtividade II. “Nosso objetivo foi atrelar as praticas do Lean, bem como promover a união dos participantes com o intuito de exercitar competências como trabalho em equipe, ritmo, atividade padronizada, melhoria de tempos, cronometragem e liderança”, explicou o professor Norberto Gonçalves Neto, responsável pela dinâmica.

Segundo o docente, esse tipo de atividade prática estimula o lado do relacionamento profissional. dsc_0300“Muitas pessoas têm a imagem do engenheiro como uma pessoa de poucas palavras. Porém, na área de Produção, esse profissional precisa ter um perfil negociador e aglutinador. Assim consegue garantir um ritmo constante e produtivo. E isso eles conseguiram sentir na pele com esse exercício”, disse o professor Norberto.

Com auxílio de caixas de fósforos, os alunos cantaram a música infantil aproveitando para rever os conceitos aprendidos em aulas teóricas como, por exemplo, garantir a padronização por meio de melhoria contínua. “Eu não brincava de Escravos de Jó desde criança. Nessa atividade, ficou claro como cada um tem sua importância no processo e que o erro de um pode afetar a todos. É como na dança, é preciso entrar no ritmo para acertar”, afirmou o aluno Gilvan Cesarino.

Para o estudante Cristiano Muracca, a atividade foi útil também no gerenciamento de equipes. “Foi muito interessante porque dá pra ver que cada tarefa exige um perfil. Não somos bons em tudo. Então, é importante aproveitar o melhor de cada profissional para que o processo funcione bem”, concluiu.

copia-de-eng-producao-atividade-pratica-lean-opcao-2“O Laboratório Lean Manufacturing é fundamental para dar aos alunos essa visão geral do processo de forma lúdica. Ou seja, os conceitos são assimilados de forma fácil e fazem todo o sentido na vida prática”, diz o coordenador do curso de Engenharia de Produção, professor José Eduardo Rossilho de Figueiredo.

10/11/2016

Fotos- Faculdade Max Planck.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful