ENGENHARIAS VISITAM A NATURA NA CIDADE DE CAJAMAR

ENGENHARIAS VISITAM A NATURA NA CIDADE DE CAJAMAR

Alunos do 5º e 7º semestre aprendem na prática sobre processos produtivos

Os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Controle e Automação (Mecatrônica), Engenharia  Civil realizaram uma visita técnica à Natura, localizada na cidade de Cajamar. Os alunos do 5º e 7º semestre foram acompanhados da professora Janaina de Melo Franco Domingos, que abordou temas sobre Processos Produtivos, Engenharia Ambiental e Educação Ambiental.

A Natura é uma das 10 empresas mais inovadoras do mundo, estando presente em sete países da América Latina e na França, com uma rede de 7 mil colaboradores, 1,5 milhão de consultoras e consultores Natura, além de fornecedores e parceiros. A inovação é um dos pilares para alcançar um modelo de desenvolvimento sustentável, buscando criar valor para a sociedade como um todo, nas dimensões social, econômica e ambiental. O compromisso com a sustentabilidade permite que a Natura ocupa uma posição de destaque no mercado e recebemos também o prêmio ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU), os Campeões da Terra 2015, na categoria Visão Empresarial.

“A atividade teve como objetivo integrar os alunos nos sistemas de Gestão Ambiental nos postos de trabalho, assim como o funcionamento dos equipamentos dentro de uma Indústria de Cosméticos. Além disso, foi possível demonstrar na prática aos alunos os processos produtivos que envolvem impacto ambiental e a implantação de Políticas Ambientais e Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) nos setores produtivos da empresa em questão”, explica a docente Janaina de Melo Franco Domingos.

Para os alunos foi uma oportunidade única de aprendizado. “A oportunidade que nos foi dada para visitar a Natura foi muito interessante. Poder conhecer uma empresa brasileira, que começou pequena e expandiu para o mundo é bem enriquecedor. Foi muito bom se aproximar mais da empresa, dos processos e do funcionamento das diversas áreas que compõem uma empresa deste porte. Também achei interessante que a frase “bem estar bem” utilizada em publicidades da Natura, também é levada para os colaboradores”, comenta o aluno Fábio Antunes Maciel, do 7º semestre do curso de Engenharia de Controle e Automação.

“Fiquei encantada com a visita, a empresa é muito grande, cheia de culturas diferentes, muitos benefícios para os funcionários. Muito bom conhecer o processo de um produto que usamos no dia a dia, conhecer a procedência e como são pesquisados e valorizados dentro da empresa. Espero ter a oportunidade de conhecer mais empresas como a Natura, e agradeço a professora Janaína por mais essa oportunidade”, afirma Ana Dayla, do 9º semestre de Engenharia de Produção.

A estudante Viviane Lopes dos Santos, do 7º semestre de Engenharia de Produção, afirma sobre a importância de conhecer empresas como a Natura.  “Conhecemos a Natura e suas células de trabalho, onde possui o princípio de profissionais multifuncionais na linha de produção evitando movimentos repetitivos, a empresa disponibiliza de uma clínica e um berçário evitando faltas de funcionários devido a saúde e maternidade. A Natura não faz testes em animais e dissemina a responsabilidade ambiental, adotando práticas de bom manejo florestal e redução de impactos por embalagens. Grande parte da estrutura da fábrica é de vidro, para que o máximo de luz solar seja aproveitada na iluminação, economizando energia.

Eles também têm uma estação própria de tratamento de água, que é usada para a fabricação dos perfumes e alguns outros produtos, o que sobra ainda é utilizada nos banheiros e na irrigação das plantas e se depois de tudo isso ainda sobrar água, é devolvido para os rios, devidamente limpa. Eu amei a visita, conhecer de perto a estrutura, a política da empresa, um pouquinho do funcionamento e fiquei contente em saber que o que conheço e ouço falar da marca, é realmente verdadeiro, principalmente na questão ambiental”.

A consciência de que sua profissão vai além da mera aplicação apropriada de técnicas deve estar presente na formação do engenheiro, assim situar-se como um profissional ético, conhecedor de seu papel social e político para a sociedade é fundamental para o mercado de trabalho. E as visitas técnicas auxiliam os futuros engenheiros na compreensão dessa vivência. “A experiência de conhecer a fábrica da Natura foi enriquecedora para ampliar meus conhecimentos principalmente na parte produtiva (processos). Uma empresa de alta qualidade e de muita preocupação com as relações pessoais. Acredito que muitas empresas deveriam ter a mesma visão que a Natura”, afirma Letícia Cristina Siqueira Bernardo, do 5º semestre de Engenharia de Produção.

A professora Janaina de Melo Franco Domingos, ainda comenta que essas atividades são essenciais para o desenvolvimento dos alunos. “Os cursos de Engenharia sempre realizam visitas técnicas para estimular os alunos a vivenciarem o mercado de trabalho. É de extrema importância esse processo, pois assim eles saem preparados com o conhecimento acadêmico e profissional, além de fazer um networking nos locais pelas quais passamos”.

SERVIÇO

Vestibular de Inverno 2018

Acesse: www.faculdademax.edu.br.

Provas: terças e quintas-feiras, às 19h e aos sábados, 9h30

Local: Av. 9 de dezembro, 460 – Jd. Pedroso – Indaiatuba-SP

185/05/2018

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful