Engenharia de Produção da MAX recebe engenheiros da GM para nova etapa de ação social

Voluntários da montadora produziram 340 fraldas

2 A parceria do curso de Engenharia de Produção com a  montadora GM para utilização da Fábrica de Fraldas  Descartáveis teve continuidade em agosto (sábado, 13)  com a produção de 340 unidades. Diversos  funcionários da montadora participaram utilizando o  equipamento mantido pela MAX para produção de  fraldas, que serão doadas ao Fundo Social de  Solidariedade de Indaiatuba (Funssol). O primeiro  encontro aconteceu em julho, com a produção de 200  peças.

“São vários detalhes importantes, um deles é motivar minha equipe de trabalho para que essa iniciativa social crie uma onda com a cultura do voluntariado. Nós trabalhamos juntos todos os dias, mas esse tipo de ação fortalece a relação fora do ambiente profissional, fortalecendo vínculos”, explica o gerente de Engenharia da GM, Gerson Borini.

O engenheiro Cassiano Confortini concorda com o gestor. “Eu gostei muito da ideia. Inclusive, quando comentei em casa, minha esposa também se interessou em participar. Então é uma ação que ultrapassa os limites da empresa pela relevância que tem”, comenta.

Para Railson Pedro Marcelino, a atividade foi além de uma iniciativa social. Aluno do 10º semestre de Engenharia de Produção,3Railson participou do projeto de montagem do equipamento. “Além de saber que contribuímos para uma ação social, essa atividade nos permite colocar em prática vários conceitos aprendidos, como logística, layout, gerenciamento, cadeia de suprimentos. Então, é muito gratificante”, afirma.

A atividade tem a supervisão do professor Marcone Medina, também funcionário da GM. “Nós teremos pelo menos mais três encontros como esse até o final do ano. Então, é uma parceria que tem muito a crescer, entre MAX e GM. Além disso, é uma ótima oportunidade para os alunos praticarem os conceitos que aprenderam e vivenciarem a experiência de contribuir para um projeto social relevante”, afirma o docente que atua nas disciplinas de Engenharia de Qualidade, Processos de Produção, Manufatura, entre outras.

Com o conceito de melhoria contínua, a Fábrica de Fraldas Descartáveis permite motivar os alunos a descobrir como projetar e montar uma linha de produção, vivenciando a prática da engenharia e levando soluções para problemas que já existem ou que possam surgir adiante. Além disso, possibilita humanizar os futuros profissionais uma vez que o resultado do projeto tem impacto positivo direto para a comunidade. O projeto surgiu a partir do desafio proposto aos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação.