Enfermagem realiza atividades práticas envolvendo os temas diabetes e saúde do homem

As ações foram realizadas em Indaiatuba e promoveram interação dos alunos com a comunidade local

Segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde, mais de 16 milhões de pessoas sofrem de diabetes no Brasil, acumulando mais de 70 mil mortes por acao-da-enfermagem-e-rh-na-praca-de-indaiatuba-2-1ano. E a informação costuma ser a melhor forma de prevenção e tratamento da doença. Por isso, em novembro, o curso de Enfermagem participou de três ações sociais envolvendo o tema. “Esses eventos fazem a integração dos conteúdos teóricos com os conhecimentos práticos. Além disso, os alunos têm a oportunidade de vivenciar o relacionamento com a comunidade”, explica o coordenador do curso, professor Alexandro Marcos Menegócio.

Para o Willian Antunes, a experiência teve dupla importância. “Nós pudemos ter contato com a população, exercitar o relacionamento adequado que todo o profissional de Enfermagem deve ter com o paciente. Nesse sentido, muitas pessoas chegam tímidas no curso. Além disso, temos que informar e quebrar mitos, e para isso tivemos que aprender muitas coisas novas. Foi excelente”, afirma.

O primeiro evento aconteceu no dia 16 em parceria com o SEPREV – Serviço de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Indaiatuba. O tema principal foi o tratamento do chamado pé diabético. “É uma das principais complicações da doença, que acarreta em um número significativo de internações, além de gerar alto índice de amputações e até mortes. Mas esse é um mal que pode ser evitado ou tratado, especialmente com a detecção precoce. E nessa atividade os alunos puderam vivenciar o atendimento desse tipo de ocorrência”, diz o docente.

A turma de Enfermagem participou também do Projeto Pic Nic Azul Saudável, ação promovida pela Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba no dia 20. “Nesse caso, o objetivo foi promover a conscientização da população sobre a importância da prevenção e detecção precoce do diabetes”, afirma o docente.

acao-da-enfermagem-e-rh-na-praca-de-indaiatuba-3No dia 26 aconteceu outra importante atividade prática para os alunos: a realização da Ação Comunitária na Praça. “Esse evento foi ainda mais especial porque incluímos informações sobre a saúde do homem, aproveitando as campanhas do Novembro Azul, sobre a prevenção do câncer de próstata”, comenta o coordenador.

Técnico em enfermagem há 15 anos, Willian sempre teve vontade de fazer o curso, mas faltavam recursos. Graças à parceria com o HAOC, conseguiu realizar o sonho. E garante que o curso está superando as expectativas. “Essas iniciativas são muito importantes porque nos colocam em prática logo no início da formação. Eu estou gostando e aprendendo muito”, conclui.

12-12-2016