Enfermagem e Medicina Veterinária participam de ação integrada

Iniciativa envolveu alunos e professores em vacinação contra Febre Amarela e Raiva

Pensando sempre no bem-estar da comunidade acadêmica, a Faculdade Max Planck promoveu uma ação entre cursos da área da Saúde. A iniciativa, com início em 19/04, teve como objetivo vacinar contra Febre Amarela e Raiva alunos e docentes de Medicina Veterinária. As vacinas foram aplicadas pela equipe do curso de Enfermagem no Hospital-Escola Veterinário (HEV-MAX).

“Junto à Prefeitura de Indaiatuba, conseguimos doses de vacinas que são muito importantes, pois nossos alunos e docentes, no trato com os animais, estão expostos a esse tipo de doença. E o melhor foi a parceria com o curso de Enfermagem, que trouxe uma equipe bastante dinâmica para essa ação”, explicou a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Maria Fernanda Vianna Marvulo. “Essa é mais uma oportunidade que a MAX oferece aos alunos, de colocarem em prática o conteúdo de sala de aula por meio de ações relevantes. E a interação entre cursos é outro ponto positivo dessa ação”, disse o coordenador do curso de Enfermagem, professor Alexandro Marcos Menegócio.

Os alunos de Medicina Veterinária fizeram fila para a vacinação, que transcorreu de forma bastante tranquila e organizada. “Acho muito importante e necessária essa ação porque homens e animais são fontes de transmissão de doenças, então é vital que estejamos protegidos. E com relação ao atendimento foi ótimo, o pessoal de Enfermagem foi bem prestativo”, contou a aluna Carla Borsari, do 7º semestre de Medicina Veterinária.

A aluna Arethusa Ruz Peres, do 9º semestre, também aprovou a iniciativa. “Foi maravilhoso porque eu estava com dificuldade de encontrar as vacinas, que são fundamentais para nos proteger, ainda mais nessa época. E melhor ainda essa interação com os alunos de Enfermagem, por ser uma troca bem saudável. Afinal, hoje eles estão nos vacinando. Amanhã somos nós que podemos vacinar os animais deles”, afirmou.

Para a turma de Enfermagem, a atividade prática foi bastante positiva. “Nós tivemos preparo para esse momento. Então, conseguimos colocar em prática o que foi visto em sala de aula e com orientação muito próxima da equipe docente. É uma ação extremamente necessária”, comentou a aluna do 3º semestre de Enfermagem, Maísa Oliveira Silva. “A oportunidade de aplicar vacina é muito importante para o estudante, pois é uma ação diferenciada, que não vemos toda hora. Então, pudemos realizar uma prática com acompanhamento dos professores, que nos auxiliaram tirando dúvidas e garantindo o sucesso da iniciativa. E a interação com os alunos de Medicina Veterinária foi ótima, todos receptivos”, falou a aluna Adriana Lopes.

02/05/2017