Encontro de Iniciação Científica – ENIC 2017

Estudantes da área de Exatas, Humanas e Saúde apresentaram seus projetos durante 3 dias de evento

O Encontro de Iniciação Científica – ENIC 2017 e a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aconteceu nos Campus I e II da Faculdade Max Planck. Os trabalhos acadêmicos foram apresentados pelos 20 cursos nas áreas de Exatas, Humanas e Saúde. O objetivo foi proporcionar um evento de compartilhamento de conhecimento entre estudantes e docentes.

A professora Dra. Ana Maria Sperandio, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares – NEPI, comenta sobre a importância da pesquisa na vida do estudante. “É de extrema importância o aluno participar de um projeto como esse de pesquisa, isso se torna um diferencial durante a graduação. É o primeiro passo para o campo da pesquisa, pois ele passa a desvendar o objeto em estudo e pode continuar esse trabalho na Iniciação Científica, no Trabalho de Conclusão de Curso e até mesmo em uma especialização no futuro”, afirma a coordenadora.

A formação de um profissional com rigor teórico e compromisso ético é um processo que demanda tempo, vocação, talento, disciplina e orientação qualificada. A participação de estudantes em eventos que estimulam esse rigor e esse compromisso é de extrema importância na formação sólida do seu conhecimento. “Esse trabalho ajuda bastante em nível de pesquisa e me ajuda a ter experiência, é o primeiro artigo científico que estamos fazendo, é bem estimulante e também serve como base para outros trabalhos que pretendemos fazer durante a carreira”, afirma o estudante Rafael Garcia, 10º de Engenharia de Controle e Automação (MECATRÔNICA), que apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso.

“É Importante para o aluno do PIC o ENIC, porque além dele entrar em contato com todas as normas de congressos e como se escrever um artigo, ele tem a oportunidade de conhecer mais afundo sobre aspectos da pesquisa e isso o prepara para o seu futuro Trabalho de Conclusão de Curso. Estamos vendo trabalhos muito inovadores e é muito prazeroso perceber essa evolução dos alunos, através de todo engajamento e dedicação que eles tiveram durante a pesquisa”, afirma a coordenadora do curso de Biomedicina, professora Fátima Fujji.

O ENIC permite aos alunos obter um conhecimento científico para carreira. “O desenvolvimento do projeto permite na verdade obter uma visão mais social para meu trabalho”, comenta a aluna Melinda Aparecida Ferreira, 8º semestre do curso de Nutrição. “O trabalho contribui bastante para meu crescimento profissional”, completa Tiago Barbosa, 10º semestre do curso de Engenharia de Controle e Automação (MECATRÔNICA).

Alguns projetos apresentados no ENIC eram Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), o que motivava ainda mais os estudantes. “A pesquisa ajuda no meu crescimento profissional, porque é um ramo que eu não conhecia muito e hoje aos poucos estou conhecendo e isso me motiva. E o mercado vem se expandindo e a pesquisa enriqueceu meu conhecimento”, afirma o estudante Guilherme Alves Cavalcante, 4º semestre do curso de Engenharia Civil.

Participaram do evento os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Logística, Marketing, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia e Recursos Humanos.

22/01/2018