EM MAIS UMA EDIÇÃO, ALUNOS DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIMAX ESTAGIAM NA FAICI

EM MAIS UMA EDIÇÃO, ALUNOS DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIMAX ESTAGIAM NA FAICI

Festa Agropecuária, Industrial e Comercial de Indaiatuba aconteceu entre os dias 2 e 12 de agosto em novo recinto

A parceria entre a UniMAX – Centro Universitário Max Planck e a organização da FAICI (Festa Agropecuária, Industrial e Comercial de Indaiatuba) possibilitou, que por mais uma edição, alunos do curso de Medicina Veterinária estagiassem no evento, que completa 30 anos, e aconteceu entre os dias 2 e 12 de agosto, em novo local (Avenida General Motors).

Como em anos anteriores, os alunos da UniMAX acompanham o médico veterinário desde a chegada dos animais, checam documentação, como atestados de vacinação, até a inspeção clínica antes e após as provas.  “Na verificação de documentação, o médico veterinário confere o atestado de vacinação, verifica realização de diagnósticos que são importantes e a guia de trânsito animal. Existem exames que precisam ser feitos que somente médicos veterinários habilitados podem fazer”, explica a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Maria Fernanda Vianna Marvulo.

Segundo a coordenadora, o trabalho é importante para garantir a saúde e o bem-estar dos animais e também dos seres humanos, pois envolvem algumas zoonoses. “Tem a questão ambiental também, porque esses animais podem vir de algumas áreas trazendo ectoparasitas ou outro agente etiológico diferente, que pode disseminar na região. Então é preciso que seja feito esse controle”, completa.

A coordenadora salienta ainda que esse estágio possibilita aos estudantes colocar em prática conceitos de aulas como a de Produção de Ruminantes, Etologia e Bem-Estar Animal, Clínica Médica de Grandes Animais, Introdução à Medicina Veterinária, Comunicação e Relacionamento Interpessoal, Produção de Equinos, Semiologia, Propedêutica, entre outras.

Para a aluna do 8º semestre, Paola Pinheiro Balestrin Brizotti, é importante participar de uma feira desse porte, pois é uma oportunidade de aprendizado e abre a visão para uma possível área de atuação. “Ficamos no brete acompanhando o médico veterinário na liberação dos animais, verificando se não tinham nenhum tipo de lesão antes e depois de saltarem”, conta. “É importante para conhecer novas áreas, ver como realmente são as coisas por trás do que o público vê e acha que é. Ver que os animais não sofrem maus tratos. Surpreendi-me com o tratamento que os animais recebem”, complementa.

As alunas Bárbara Regina Costa e Vitória Moraes Pereira, neste ano, também atuaram no estande da UniMAX, tendo a experiência de conversar com o público sobre sua carreira futura, explicar sobre o curso e apresentar os animais taxidermizados. “É importante, pois é uma forma de estar bem perto de mais uma das áreas de atuação que um médico veterinário pode ser inserido, mostrando mais uma oportunidade de emprego futuramente, além de nos deixar em contato com o médico veterinário da área e poder ter contato com pessoas e tudo mais”, destaca Vitória.

Lucas Paião, também do 8º semestre de Medicina Veterinária, diz que: “Estagiar é sempre uma gama de conhecimento e, não foi diferente na FAICI, em que pudemos acompanhar desde o local que os animais ficaram nos dias do evento, a chegada deles conferindo o GTA, conforme é previsto, até no acompanhamento durante as provas, certificando que está sendo feito um trabalho com segurança e bem-estar animal. Conhecer os instrumentos que são usados e aprovados por lei para as provas também foi interessante”.

O aluno revela que quando decidiu cursar Medicina Veterinária estava decidido a buscar conhecimento em todas as áreas. Ele percebeu que isso enriquece seu currículo e passou a ser grato por cada oportunidade de estágio. “A FAICI veio para somar muito mais o entendimento e ser mais que uma festa, ser uma porta de cultura e conhecimento. A FAICI é um evento que tem um selo de aprovação e qualidade “selo verde”, que muitos outros rodeios não têm, isto gera uma segurança de estar aprendendo do jeito certo e com profissionais que já estão no caminho há anos fazendo o evento ser um sucesso”, completa.

Giovanni Marques de Abreu reforça a ideia e destaca o aprendizado e compreensão sobre o que acontece nos bastidores de um evento envolvendo animais. “É de extrema importância saber o quão bem tratado são os animais de provas do rodeio, da preocupação do proprietário sob os animais tanto física como clínica, do excelente manejo, alimentação balanceada, entre outros”, finaliza.

Quer saber mais sobre Medicina Veterinária? Clique aqui: http://www.faculdademax.edu.br/cursos/graduacao/saude/medicina-veterinaria-2/

Fotos: Claudia Shirano e Maria Caroline – UNIMAX

Texto: Tatiane Dias

28/08/2018

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful