EGRESSA DE SUCESSO: APOIO DA UNIMAX E PROFESSORES DE DIREITO AJUDARAM NA SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A advogada, Alexsandra Manoel Garcia, construiu um currículo notório e administra seu escritório, onde só contrata mulheres

Com um senso de justiça nato, a ex-aluna do curso de Direito da UniMAX – Centro Universitário Max Planck, Alexsandra Manoel Garcia, durante sua graduação, viveu uma situação muito delicada e que muitas mulheres sofrem diariamente: a violência doméstica. “O período de vida acadêmica foi conturbado, pois eu vivia um momento conturbado na minha vida, eu sofria violência doméstica, não tinha muita renda, vivia trabalhando para conseguir pagar a faculdade, mas para sair daquele ciclo vicioso, tive ajuda dos professores e da instituição”, revela a advogada, que se formou pela primeira turma da Max.

Alexsandra conta que durante o processo de divórcio, pensou em desistir do curso por motivos financeiros, mas além da ajuda de um amigo, a UniMAX concedeu uma bolsa parcial até que ela conseguisse se estabilizar financeiramente, assim ela conseguiu finalizar os estudos e ser aprovada no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Além do auxílio financeiro, a advogada contou com o apoio de um dos professores da instituição para efetuar a denúncia de violência doméstica.

“Eu tive a oportunidade de estagiar em grandes escritórios e aprendi muito em meus estágios. Em 2011, fui aprovada no exame da Ordem e em 2012 abri meu próprio escritório com um meu primo. Eu atuava na área civil e trabalhista, devido a expansão em 2016, com a saída do meu primo da sociedade, inaugurei um novo conceito de escritório: a Alexsandra Manoel Garcia Sociedade Individual de Advocacia. Nessa época, já havia conseguido me especializar em Direito e Processo Civil, Direito de Família e Sucessões, Direito Homoafetivo, fiz duas extensões Coach para Advogado e Gestão de Escritório de Advocacia, atualmente curso MBA em Direito do Trabalho e Previdenciário e sou Mestranda em Educação pela PUC Campinas”, conta Alexsandra.

Gratidão é o sentimento que define sua passagem pela instituição. “Eu sempre falo que tenho orgulho de ser aluna da Max, porque eu comecei com ela e eu sou uma aluna Max, falo isso para todo mundo e acredito na faculdade. A faculdade me deu muito subsídio. Eu não tinha dinheiro para comprar livros, eu usava os livros da Biblioteca, sempre usei. Eu tenho o sucesso que tenho hoje graças a Max Planck”, salienta a advogada.

Durante o curso, Alexsandra sempre foi muito atuante, sendo pioneira na organização da Semana Jurídica, que acontece todos os anos desde então. “Eu tenho por personalidade a liderança nata, fui representante de sala, participei e organizei junto com alguns colegas a primeira Semana Jurídica da Max, fui da comissão organizadora da formatura e que a nossa festa ficou para história, até hoje nossa turma é mencionada nas colações sobre as festividades promovidas, aliás não tinha outra forma de ser”, destaca.

Atualmente, a advogada mantém um escritório no Jardim Pau Preto em Indaiatuba, onde só contrata mulheres. “Meu escritório hoje está dividido por área de atuação e com advogadas associadas e parceiras responsáveis pelas suas áreas de especialidade. Trato meu escritório com olhar de gestora, a advocacia é um trabalho intelectual, mas você precisa saber lidar com gestão de pessoas, de processos e finanças, para ter um bom resultado em seu trabalho”, enfatiza.

Sobre a atuação na área do Direito, Alexsandra diz que: “É preciso ter uma inteligência emocional e espiritual para lidar com as adversidades que você encontrará no caminho. Advogar não é para qualquer um, você primeiro precisa ter humildade suficiente para poder atuar, porque nenhum advogado sabe tudo, é preciso manter bons relacionamentos, pois você pode precisar de ajuda e pode ajudar também”, ressalta.

Motivada pelo exemplo do pai que é advogado, Alexsandra desde criança achava o mundo jurídico fascinante. Com o currículo, que construiu desde a conclusão do curso em 2010, Alexsandra foi ganhando notoriedade em sua atuação e foi convidada para ser professora em curso de pós-graduação, o que lhe abriu outras portas, como o projeto de dar aulas particulares de Direito, integrar a Comissão de Direito de Família da OAB/SP – Seccional e participar como palestrante em eventos de Direito de Família. “Se você está escolhendo a faculdade de Direito e tem dúvida ou ouviu alguém falar que tem muito advogado, de fato, tem muito advogado, mas você pode ser um aluno de sucesso, pode ser um advogado de sucesso. Escolha a Max e siga seu sucesso”, finaliza.

04/09/2018