Educação de crianças carentes

Alunos de pedagogia desenvolvem trabalho com ONG Bolha de Sabão

Uma das maiores preocupações dos educadores hoje é saber de que forma a criança vai digerir o conteúdo exposto em sala de aula e de que maneira ela o colocará em prática na vida.

Dessa forma, antes que os alunos engrenem no mercado de trabalho sem qualquer experiência na área, a Faculdade Max Planck propõe para alguns cursos, entre eles o de Pedagogia, que realizem atividades complementares e culturais, em horários diferenciados da carga horária do curso. Atividades que podem, também,  complementar a grade de estágios.

Desde o inicio do ano, o coordenador e professor do curso de Pedagogia, Paulo Roberto de Lima, desenvolve junto com os alunos projetos voltados para o bem estar da comunidade. “O nosso objetivo com os projetos que realizamos aqui na faculdade é a interação entre sociedade, família e educação”, afirma o coordenador.

Projeto “Quero ser”

Dentro dessa coerência, alunos do curso iniciaram na quinta-feira, 19 de março, o projeto “Quero Ser”, em parceria com a ONG “Bolha de Sabão”, que tem como objetivos a valorização pessoal e social da criança e do adolescente, além de trabalhar o reforço escolar, a oralidade e a leitura/escrita. Serão desenvolvidas atividades como oficina de leitura, trabalho em grupo, jogos educativos e trabalhos artesanais.

Para este primeiro momento, cerca de 12 crianças, de 9 a 14 anos, que são vinculadas à ONG, participarão do projeto. Os diretores da instituição participam diretamente da educação. Quando uma delas apresenta dificuldades na escola, a ONG encaminha para o projeto “Quero Ser”, onde as aulas ministradas são focadas nas dificuldades de cada um. Os futuros educadores, aqui,  têm o papel de extrair do aluno o que ainda está oculto para que o aprendizado seja concreto.

“Um ponto muito importante que queremos trabalhar nessas crianças que são assistidas pela “Bolha de Sabão” é fazer com que percebam a importância de pertencerem a uma sociedade”, afirma Paulo, que continua: “Este projeto também é muito importante para os alunos da faculdade, pois coloca em prática aquilo que é estudado em sala de aula. Muitos que hoje já estão no mercado de trabalho, agradecem por terem participado desse projeto, pois hoje têm subsídios para trabalhar com uma turma completa, uma vez que no “Quero Ser” trabalhamos com um número bem menor de alunos”.

As aulas serão ministradas nos dois períodos – manhã, das 9 às 11 h e à tarde, das 14 às 17 h, na unidade III da Faculdade Max Planck.

ONG Bolha de Sabão

Fundada em 27 de janeiro de 2007, a Organização Assistencial Bolha de Sabão tem como objetivo é oferecer oportunidades de educação, cultura, lazer, cidadania, sociabilidade e solidariedade para crianças carentes do Jardim Morada do Sol, em Indaiatuba. Sua missão resume-se em proporcionar aos assistidos, através da cultura, da educação e da arte, oportunidade de capacitação e inclusão social.

Seu grupo de voluntários é formado por professores, profissionais autônomos, comerciantes e pessoas da comunidade local. Todos dispostos a auxiliar, seja com idéias, realização de trabalhos específicos,  na organização de eventos e financeiramente. A ONG atende atualmente 82 crianças na faixa etária de 6 a 17 anos, matriculadas regularmente em escolas públicas.

POR: COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful