Doenças causadas pelo aedes aegypti são temas de atividade prática de Farmácia

Febre amarela, dengue, chikungunya e zika esteve no foco dos estudos

Segundo levantamento do Ministério da Saúde, foram registrados 448 casos de febre amarela até o dia 17 de março em todo o Brasil, sendo 144 óbitos confirmados. Por conta desses números, moradores de regiões consideradas de maior risco estão sendo vacinados. O tema é tão importante e urgente que virou foco central de uma atividade prática para os alunos do 9º semestre do curso de Farmácia.

Divididos em grupos, os alunos pesquisaram a fundo a febre amarela e outras doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika. O desafio também foi entender o papel do farmacêutico nesse processo.

“A febre amarela é uma doença não infecciosa e não contagiosa causada por vírus do gênero Flavivirus da família Flaviviridae. Os sintomas são febre, cefaleia, mialgia e artralgia, náuseas e, em alguns casos, hemorragias. A forma mais eficaz de evitar é por meio da vacinação, com soroconversão de 97% em adultos. No momento, está indicada a vacina apenas para as pessoas que vivem ou viajam para as áreas de recomendação”, explicou o estudante Eduardo Storti Penha.

Colega de sala, Letícia Gimenes contou que a proteção da vacina começa a partir de 10 dias após aplicação. “Mulheres que estão amamentando, crianças menores de 6 meses, paciente imunossupressores, HIV sintomáticos, pessoas que fizeram algum tipo de transplante e paciente com histórico de doenças do timo não devem ser vacinados. No caso de adultos a cima de 60 anos, recomenda-se avaliação anterior à vacina”, disse.

Vírus da família Togavidae do gênero Alphavirus, a chikugunya foi outra doença estudada pelos futuros farmacêuticos. De acordo com a estudante Neilma Diva, atualmente o Brasil tem sido alvo dessa doença. “Ela é caracterizada por sintomas semelhantes aos da dengue. Ataca as células de defesa e pode se alojar nas articulações, causando dores intensas. Recomenda-se a utilização de medicamentos para aliviar os sintomas, como analgésicos, para diminuição da febre e amenizar as dores nas articulações”, afirma a aluna.

De acordo com as pesquisas realizadas pelo grupo de Neilma, a única forma de prevenir a chikungunya é evitar a picada do mosquito, sendo a melhor prevenção o uso de repelentes, em caso de contato com áreas de risco. “Estudos estão sendo realizados para o desenvolvimento de uma vacina, porém ainda está em fase experimental, sem previsão para que chegue ao mercado. Então, o profissional farmacêutico tem grande papel no combate dessa doença, tanto na orientação, como na recomendação de tratamento. Os farmacêuticos são operários incansáveis da saúde, atuam no desenvolvimento e produção de vacinas, medicamentos e buscam novas formas de entender a doença, para garantir a população um tratamento eficaz e seguro”, garante.

A dengue e a zika foram outras enfermidades estudadas pelos futuros farmacêuticos, o que reforçou muitos conceitos aprendidos ao longo do curso. “O farmacêutico pode se especializar na área de imunologia, visando desenvolver vacinas capazes de induzir imunidade específica que evite a invasão bacteriana, que elimine os micróbios já penetrados nos hospedeiros e que neutralize as toxinas microbianas. Podemos participar de todo o processo, desde pesquisa, estudo de pré-desenvolvimento, testes pré-clínicos e clínicos, registro da vacina e sua eficácia. Sempre visando à saúde da população”, diz a aluna Regiane Santos.

Para a estudante, esse tipo de atividade é fundamental para a formação profissional. “É extremamente importante, pois a pesquisa é uma área de atuação muito importante para o profissional farmacêutico. E na Faculdade Max Planck podemos trabalhar a atualidade dos acontecimentos, nos tornando ótimos profissionais, prontos para os desafios do mercado de trabalho”, conclui a aluna.

29/03/2017