Docentes de Engenharia de Produção e Marketing participam de treinamento no Lean Manufacturing

Capacitação teve o primeiro módulo em fevereiro e deve continuar ao longo do ano

Mantendo o compromisso de atualização constante do corpo docente, a Faculdade Max Planck realizou no sábado, 18, o treinamento Simulação de Processos dentro do Laboratório Lean Manufacturing – importante ferramenta gerencial utilizada em aulas práticas dos cursos de Engenharia, Logística, Marketing e Recursos Humanos.

“Fizemos uma simulação aplicada utilizando software 3D (FlexSim) para processos tanto gerenciais, administrativos ou de manufatura”, explica o professor Marcone Medina, responsável pela iniciativa. “O laboratório de Lean tem um potencial ilimitado, porém para que possa ser devidamente explorado há necessidade de conhecermos todas as suas ferramentas. Esse tipo de 3treinamento então é primordial para que seja possível a utilização de todas as ferramentas disponíveis no laboratório”, afirma o coordenador do curso de Engenharia de Produção, professor Rogério Augusto Gasparetto Sé.

Ao todo, nove docentes dos cursos de Engenharia de Produção e Marketing participaram da capacitação, que teve três horas de duração. “É comum imaginarmos que a metodologia do Lean Manufacturing (Manufatura enxuta) é utilizada somente nas áreas de engenharia. Esse treinamento vem para quebrar esse paradigma, pois em tudo o que realizamos existem processos por traz e isso ocorre em qualquer curso, seja ele das áreas de Saúde, Humanas e muito mais nas Exatas”, afirma o docente.

Para a professora Raquel Ferraro, do curso de Marketing, entrar em contato com novas ferramentas que possam auxiliar no trabalho em sala de aula é muito importante e motivador. “Neste treinamento foi possível conhecer e experimentar ferramentas de simulação de problemas práticos. Através dessas simulações é possível entender e planejar de forma adequada todos os processos empresariais. O software oferece a possibilidade de incluir o conteúdo da disciplina em ambiente simulado onde os alunos poderão experimentar e interagir com os conceitos aprendidos de uma forma bastante realista. É uma ferramenta inovadora para a aprendizagem interativa e a formação profissional dos nossos alunos”, comenta.

O treinamento terá continuidade com outros módulos, ao longo do ano. “O principal objetivo dessa capacitação é possibilitar que todos os cursos da Faculdade sejam inseridos nessa tecnologia e que aproveitem isso para melhorar ainda mais seus resultados, além de possibilitar a todos os nossos alunos o contato com uma ferramenta de ponta e que nos traz resultados de forma muito rápida. Os professores ficaram maravilhados e já solicitaram a continuação do treinamento. Isso está sendo providenciado”, comenta o docente.

5 Segundo o coordenador de Engenharia de Produção, a quantidade de disciplinas no curso que  pode se beneficiar é muito grande. “Quase que a totalidade das disciplinas presentes nos seis  últimos semestres do curso podem fazer uso destas ferramentas. Todos os alunos podem se  beneficiar com esse tipo de treinamento que, além de ajudar no uso do software empregado,  auxilia a turma em um melhor entendimento dos assuntos que estão sendo ministrados dentro  das disciplinas”, conclui o professor Rogério.

Pioneirismo – A Faculdade Max Planck foi a primeira instituição de ensino no Brasil a  investir na integração das ferramentas jogo empresarial e software de simulação 3D – o Lean  Board Game©, que é uma ferramenta de ensino de Lean, Gestão Industrial,  Manufatura e  Engenharia de Produção, baseada na metodologia PBL – Problem  Based Learning –  Aprendizado por meio de Problemas, onde os participantes são  desafiados a melhorar o  desempenho dessa fábrica, identificando gargalos,  restrições e desperdícios, e devem propor e  implementar melhorias no processo  para que a fábrica fique mais produtiva e rentável. A  dinâmica ocorre em um tabuleiro, onde estão o chão de fábrica, as informações e os  indicadores de desempenho, e no decorrer desta dinâmica, conceitos e ferramentas do Lean Manufacturing são introduzidos e praticados pelos participantes.

03/03/2017