DOCENTE HUGO SALVADOR OLIVEIRA CONCLUI TESE DE DOUTORADO NA UNESP

Titular de Medicina Veterinária realiza pesquisa sobre ultrassonografia abdominal em cães

A carreira de docente é repleta de desafios, são horas de trabalho e estudo. É preciso atualizar constantemente os títulos, especializações, conhecimentos técnicos e outros para se destacar no mercado de trabalho. E profissionais com currículos reconhecidos fazem parte do seleto grupo de docentes da UniMAX – Centro Universitário Max Planck, como Hugo Salvador Oliveira, do curso de Medicina Veterinária, que defendeu a tese de doutorado recentemente.

Hugo Salvador Oliveira é professor titular, na disciplina de Diagnóstico por Imagem I e II, na instituição e atua como médico veterinário autônomo com prestação de serviço de diagnóstico por imagem com ultrassom e Raio-X. “Fiz minha graduação na UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), Residência em Diagnóstico por Imagem na UNESP (Campus de Botucatu), posteriormente mestrado também na UNESP, juntamente com o mestrado realizei Pós-Graduação em Acupuntura Veterinária pelo instituto Bioethicus e por fim finalizei meu Doutorado na UNESP (Campus de Botucatu)”, explica o docente.

A tese de Doutorado do docente teve como linha de pesquisa a ultrassonografia abdominal em cães: “Avaliação Renal e Esplênica por meio da ultrassonografia modo-B e Doppler de cães naturalmente infectados por leishmaniose visceral”. A pesquisa que teve duração de três anos e seis meses, contou com a parceria do Centro de Controle de Zoonoses de Bauru.

O levantamento da pesquisa foi baseado na importância de entender melhor sobre a doença, que muitas vezes, é negligenciada pela sociedade. “Devido a leishmaniose ser uma doença de carácter zoonótico, sendo muitas vezes negligenciada junto às autoridades, representantes, médicos veterinários, sentimos a necessidade de facilitar o diagnóstico desta enfermidade, mas não só isso, com a autorização do tratamento destes animais, o ultrassom e os achados encontrados em minha tese, podem servir como parâmetro para um prognóstico e principalmente no controle periódico destes pacientes, vendo sua evolução clínica e a estabilização ou não dos achados ultrassonográficos”, afirma Hugo Salvador Oliveira.

A UniMAX tem como diferencial promover o acesso e o compartilhamento do ensino, e instiga seus docentes a manterem a prática. “A pesquisa me auxiliou com apoio dos docentes, incentivando, mostrando o quanto é importante para mim e para a instituição este título, diferente de muitas outras instituições que desprezam o valor e a importância do nosso trabalho, a Max Planck, sempre se fez presente dando todas as ferramentas necessárias para o término desta minha fase. Além disso, com o Doutorado consigo transferir meu conhecimento, percebo que esta profissão de professor precisa ainda mais do meu e do nosso respeito, e tento transmitir isso aos alunos solicitando pesquisas em artigos, tentando estimulá-los da mesma forma que eu fui, para engrandecer sua vida acadêmica e saírem profissionais mais gabaritados para o mercado de trabalho”, comenta o docente.

Hugo afirma que a pesquisa amplia as possibilidades para novas experiências, e engrandece sua visão do mundo, podendo assim compartilhar seu conhecimento acadêmico e profissional com todos. “Eu sempre comento junto aos outros professores, colegas e alunos, a pesquisa é sensacional, te leva a descobertas incríveis, mas requer uma dedicação muito grande, o que me auxiliou e que tento usar isso como dica é o fato de ter feito residência, e dentro dela temos contatos com diferentes casos e rotinas, sendo que nossos orientadores sempre incentivaram a relatar estes casos, tendo assim um primeiro contato junto à literatura científica. Com isso ganhamos experiência e principalmente vontade em tentar algo diferente, algo mais desafiador, tentando escrever um projeto de pesquisa, participando como colaboradores de outros, esta vivência que a residência me deu me fez querer prosseguir para o mestrado e posteriormente para o doutorado”.

“A prática sempre nos coloca a frente de casos interessantes, e quanto mais prática você tem, maior é a chance deste caso aparecer na sua rotina, com isso podemos estimular nossos alunos a escrever relatos de casos, fazer publicações, terem seus nomes mencionados em revistas, isto engrandece o ego e estimula a saltos maiores, funcionou comigo na residência e tento passar esta experiência para nossos alunos, conclui Hugo.

17/08/2018