DOCENTE HUGO SALVADOR OLIVEIRA CONCLUI TESE DE DOUTORADO NA UNESP

DOCENTE HUGO SALVADOR OLIVEIRA CONCLUI TESE DE DOUTORADO NA UNESP

Titular de Medicina Veterinária realiza pesquisa sobre ultrassonografia abdominal em cães

 

A carreira de docente é repleta de desafios, são horas de trabalho e estudo. É preciso atualizar constantemente os títulos, especializações, conhecimentos técnicos e outros para se destacar no mercado de trabalho. E profissionais com currículos reconhecidos fazem parte do seleto grupo de docentes da UniMAX – Centro Universitário Max Planck, como Hugo Salvador Oliveira, do curso de Medicina Veterinária, que defendeu a tese de doutorado recentemente.

Hugo Salvador Oliveira é professor titular, na disciplina de Diagnóstico por Imagem I e II, na instituição e atua como médico veterinário autônomo com prestação de serviço de diagnóstico por imagem com ultrassom e Raio-X. “Fiz minha graduação na UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), Residência em Diagnóstico por Imagem na UNESP (Campus de Botucatu), posteriormente mestrado também na UNESP, juntamente com o mestrado realizei Pós-Graduação em Acupuntura Veterinária pelo instituto Bioethicus e por fim finalizei meu Doutorado na UNESP (Campus de Botucatu)”, explica o docente.

A tese de Doutorado do docente teve como linha de pesquisa a ultrassonografia abdominal em cães: “Avaliação Renal e Esplênica por meio da ultrassonografia modo-B e Doppler de cães naturalmente infectados por leishmaniose visceral”. A pesquisa que teve duração de três anos e seis meses, contou com a parceria do Centro de Controle de Zoonoses de Bauru.

O levantamento da pesquisa foi baseado na importância de entender melhor sobre a doença, que muitas vezes, é negligenciada pela sociedade. “Devido a leishmaniose ser uma doença de carácter zoonótico, sendo muitas vezes negligenciada junto às autoridades, representantes, médicos veterinários, sentimos a necessidade de facilitar o diagnóstico desta enfermidade, mas não só isso, com a autorização do tratamento destes animais, o ultrassom e os achados encontrados em minha tese, podem servir como parâmetro para um prognóstico e principalmente no controle periódico destes pacientes, vendo sua evolução clínica e a estabilização ou não dos achados ultrassonográficos”, afirma Hugo Salvador Oliveira.

A UniMAX tem como diferencial promover o acesso e o compartilhamento do ensino, e instiga seus docentes a manterem a prática. “A pesquisa me auxiliou com apoio dos docentes, incentivando, mostrando o quanto é importante para mim e para a instituição este título, diferente de muitas outras instituições que desprezam o valor e a importância do nosso trabalho, a Max Planck, sempre se fez presente dando todas as ferramentas necessárias para o término desta minha fase. Além disso, com o Doutorado consigo transferir meu conhecimento, percebo que esta profissão de professor precisa ainda mais do meu e do nosso respeito, e tento transmitir isso aos alunos solicitando pesquisas em artigos, tentando estimulá-los da mesma forma que eu fui, para engrandecer sua vida acadêmica e saírem profissionais mais gabaritados para o mercado de trabalho”, comenta o docente.

Hugo afirma que a pesquisa amplia as possibilidades para novas experiências, e engrandece sua visão do mundo, podendo assim compartilhar seu conhecimento acadêmico e profissional com todos. “Eu sempre comento junto aos outros professores, colegas e alunos, a pesquisa é sensacional, te leva a descobertas incríveis, mas requer uma dedicação muito grande, o que me auxiliou e que tento usar isso como dica é o fato de ter feito residência, e dentro dela temos contatos com diferentes casos e rotinas, sendo que nossos orientadores sempre incentivaram a relatar estes casos, tendo assim um primeiro contato junto à literatura científica. Com isso ganhamos experiência e principalmente vontade em tentar algo diferente, algo mais desafiador, tentando escrever um projeto de pesquisa, participando como colaboradores de outros, esta vivência que a residência me deu me fez querer prosseguir para o mestrado e posteriormente para o doutorado”.

“A prática sempre nos coloca a frente de casos interessantes, e quanto mais prática você tem, maior é a chance deste caso aparecer na sua rotina, com isso podemos estimular nossos alunos a escrever relatos de casos, fazer publicações, terem seus nomes mencionados em revistas, isto engrandece o ego e estimula a saltos maiores, funcionou comigo na residência e tento passar esta experiência para nossos alunos, conclui Hugo.

17/08/2018

 

 

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful