Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento Sustentável

Faculdade Max Planck lança livro

 

Foi realizado na noite de terça-feira, 17 de fevereiro, na Faculdade Max Planck, unidade 1, em Indaiatuba, o lançamento do livro “Desenvolvimento Sustentável”, organizado por  Rubens Pantano Filho, diretor do grupo Polis Educacional e da Faculdade Max Planck, Derval dos Santos Rosa, da Universidade São Francisco, e Luiz José Maria Irias, da Faculdade Jaguariúna – FAJ. O objetivo do livro é estimular reflexões e ações a respeito da importância do ajustamento de nosso modo de vida de forma a se preservar a integridade do nosso planeta para as gerações atuais e futuras.

Cerca de 400 alunos participaram do lançamento, que contou com a presença de um dos organizadores do livro e autor de dois artigos, Rubens Pantano Filho, e de Carlos Antônio de Lima Penhalber, professor da Faculdade Max Planck e outras instituições, autor de um artigo.

Na abertura do evento os alunos assistiram a um documentário bem sintonizado com as abordagens do livro, que focou os temas biodiversidade & sustentabilidade & responsabilidade e trouxe importantes reflexões à questão da preservação do planeta. Em especial, mostrando a interdependência existente entre tudo e todos. Em seguida à exibição do filme, houve uma explanação de Rubens Pantano Filho a respeito dos objetivos do livro e do seu lançamento, nessa ocasião, enquanto mais uma ação de um projeto cultural em desenvolvimento na Faculdade Max Planck (mais informações no final desse texto). Complementando a programação da noite, aconteceu uma sessão de autógrafos com os autores presentes.

RTEmagicC_Profo__Rubens_Pantano_Filho.jpg

Tamanho foi o sucesso da atividade que esgotaram-se todos os exemplares de “Desenvolvimento sustentável” disponíveis na noite – 120, gerando, inclusive, uma extensa lista de encomendas pelo público presente. Além do livro em lançamento, aconteceu a venda dos livros “Meio Ambiente – Múltiplos olhares” e “Biodegradação – Um ensaio com polímeros”, organizados por Rubens Pantano Filho e Derval dos Santos Rosa. Todos os livros foram vendidos por valor bem acessível, praticamente simbólico, e a arrecadação será totalmente revertida para a produção de um novo livro com título provisório de “Reciclagem de materiais”.

Os alunos interessados em também encomendarem um exemplar de “Desenvolvimento sustentável” e dos outros livros citados,  devem entrar em contato com a secretaria da Faculdade Max Planck – unidade 1, através do telefone 19 3885 1004.

O livro

O livro “Desenvolvimento sustentável” (282 páginas em papel reciclável) é estruturado com 23 artigos de diferentes profissionais – muitos deles professores da Faculdades Max Planck e outras faculdades do grupo Polis Educacional e de outras instituições, sobre temas como agricultura, economia, educação, energia, engenharia, gestão, meio ambiente, polímeros, políticas públicas, projetos, resíduos, teatro, tecnologia da informação e turismo.

Essa obra reúne alguns autores do livro anterior e novos autores visando reflexões sobre problemas ambientais gerados por consumo de energia, crescimento econômico sustentado, eficiência energética, turismo sustentável, avaliação de projetos de responsabilidade sócio-ambiental, TI verde, políticas públicas com foco em recuperação ambiental, economia da agro-energia e muitas outras questões relevantes.

Sua produção foi viabilizada pelo apoio de organizações como o grupo Polis Educacional, Unicamp, USF, Ciesp-Campinas, Sanasa, Ceasa , Inevat e Embrapa.

Rubens Pantano Filho destacou a importância do “Desenvolvimento sustentável” para a sociedade e para os alunos: “Esse assunto é de extrema importância para todos, pois trata-se do futuro do nosso planeta.  O livro, assim, é de extrema importância para  estudantes, pois oferece subsídios que podem auxiliar nas disciplinas estudadas dentro do colégio e na faculdade. Da mesma forma é importante para profissionais, pois também trata de muitas problemáticas geradas dentro das empresas, e pessoas que atuem em qualquer área dentro das organizações – seja administração, engenharia, tecnologia, entre outras, devem saber lidar com elas – ou ter alguma consciência a respeito. E, por fim, o livro também é acessível a pessoas com qualquer formação que se interessem pelas questões afins com o meio ambiente”.

 OS AUTORES

RTEmagicC_Carlos_Antonio_de_Lima_Penhalber_e_Rubens_Pantano_Filho.jpg

Rubens Pantano Filho (organizador e autor)

Diretor do grupo Polis Educacional e diretor da Faculdade Max Planck. Possui graduação em Física pela Unicamp, Pedagogia da Administração Escolar pela Universidade de Franca, mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade São Francisco. É autor/organizador de  mais de 10 livros, entre os quais destacam-se:  “O Brasil e o Mundo: questões para o século 21” – Companhia da Escola; “Quem sabe ensina; quem não sabe, aprende – Papirus ; e “Ideologia Hoje” – Papirus.

Derval dos Santos Rosa (organizador e autor)

Professor da Universidade São Francisco. Tem graduação e mestrado em Química – e doutorado em Engenharia Química pela Unicamp. Tem experiência nas áreas Química e Ambiental, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem CTS, Biodegradação, Biomateriais, Reciclagem e Polímeros.

Luiz José Maria Irias (organizador e autor)

Professor da Faculdade Jaguariúna. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa , especialização em Capacitação em Gestão de Programas de Cooperação pela USP, mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, doutorado em Food And Resource Economics pela University of Florida e pós-doutorado pela Scientific Policy Research Unit University Of Sussex.

Carlos Antonio de Lima Penhalber

Professor da Faculdade Max Planck. Graduado em Administração de Empresas, é mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade São Francisco. É autor (com outros colaboradores) do ensaio “O desenvolvimento humano e a geração de resíduos sólidos urbanos” – no livro “Desenvolvimento sustentável”.

Ana Paula Moraes da Silva Maccafani

Professora da Faculdade Max Planck. É autora do ensaio “O Formas de avaliação nos projetos de responsabilidade sócio-ambiental nas empresas” – no livro “Desenvolvimento sustentável”.

Patrícia Mattiazzo Pantano

Professora da Faculdade Max Planck. É autora (com outros colaboradores) do ensaio Energia: conceitos básicos” – no livro “Desenvolvimento sustentável”.

PROJETO CULTURAL

Conforme já foi mencionado, o lançamento desse livro deu continuidade a um projeto cultural em desenvolvimento na Faculdade Max Planck, que pretende oferecer os mais diversos eventos e atividades envolvendo arte, cultura e conhecimento – tanto na instituição quanto em outros espaços comunitários, abertos aos alunos e à população.

Nesse contexto, aconteceu, em novembro, a exposição Olhares da China, na Galeria de Arte da Secretaria de Cultura, em Indaiatuba, realizada em parceria com a Aliança Brasil-China. Agora, essa exposição está sendo levada para Itu, em parceria com a Faculdade Cesar Lattes, onde estará aberta ao público no período de 3 a 18 de março, das 10 às 22 horas, no Plaza Shopping Itu.

Esse projeto cultural, assim, objetiva contribuir ao desenvolvimento mais amplo dos alunos e público em geral, formar novos públicos para a arte e a cultura e abrir um novo espaço de expressão cultural para a comunidade. Com isso mostrando a nova atitude cultural e social da Faculdade Max Planck e do grupo Polis Educacional e, ainda, promovendo maior visibilidade dessas instituições em Indaiatuba e região.

Atualmente está sendo montado um novo evento, periódico, com atividades em formato bem dinâmico e enxuto – tipo “pocket-show”, oferecidas antes do horário de início das aulas, que se constituirá em uma vitrine, tão oportuna quanto necessária, para artistas amadores e profissionais mostrarem seu talento a um público qualificado. Muito útil, também, para a promoção de shows, espetáculos e instituições artísticas e culturais a que estejam relacionados. Nesse evento poderão acontecer exibição de filmes, shows musicais (bandas, solos, corais, recitais), espetáculos de teatro, dança (clássica, de salão, do ventre), artes circenses e humor, batismo de capoeira, saraus, apresentações folclóricas, exposições, palestras e afins.

Nesse evento, a apresentação de espetáculos e outras manifestações é aberta a alunos da Faculdade Max Planck e à comunidade como um todo. Os artistas, grupos e organizações (escolas de arte, centros culturais, empresas, ONG’s) interessados em apresentar trabalhos ou estabelecer parcerias e colaborações devem contatar: Vagner Couto – Tel. 19 3894 6038 – E-mail:vagnercouto@ig.com.br .

POR: COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful