SOBRE

A Gerontologia é uma área multidisciplinar com enfoque voltado à descrição e à explicação das mudanças típicas do processo de envelhecimento e seus determinantes genético-biológicos e socioculturais. Abrange aspectos do envelhecimento normal e patológico, considerando níveis atuais e o potencial  para o desenvolvimento e o estudo das características das pessoas idosas, bem como das várias experiências de velhice e envelhecimento ocorrendo em diferentes contextos sócio culturais.

O envelhecimento da população mundial é um importante tema da política de desenvolvimento. Com o envelhecimento da população no mundo, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, no qual se encontra o Brasil torna-se de fundamental importância a criação de políticas acadêmicas direcionadas para a formação de recursos humanos para trabalhar com a velhice e os idosos.

O curso de Especialização em Gerontologia tem o objetivo de formar profissionais de diversas áreas do conhecimento para prever, dimensionar, assistir e atuar junto às demandas específicas dos idosos, contribuindo para uma Educação Gerontológica. O programa é composto por módulos gerais e específicos, com disciplinas das áreas das ciências humanas e biológicas, tendo seu eixo formado pela biologia, ciências sociais e psicologia, que oferecem teorias e modelos, para formar recursos humanos com treinamento em serviços especializados.

Corpo Docente
O corpo docente é composto por profissionais com formação adequada, com qualificação e capacidade técnica-profissional e experiência acadêmica na área da respectiva disciplina dos cursos.

Início e Duração
O curso tem a duração total de 415 horas ao longo de 23 meses (2 anos).
Turmas 1º semestre e 2º semestre de 2015.
Não haverá aula nos feriados prolongados.
O início das aulas está previsto para agosto de 2015.

 

PÚBLICO ALVO

Profissionais formados em curso superior, das áreas do de humanas e saúde, podem candidatar-se ao curso de especialização em Gerontologia.

TEMAS ABORDADOS

Módulo I – Gerontologia Básica
Aspectos Sócio demográficos e Epidemiologia do Envelhecimento.
Aspectos de Políticas Públicas, Sociais e Jurídicos em Gerontologia.
Teorias do Envelhecimento.
Fundamentos em Gerontologia.
Metodologia de Pesquisa em Gerontologia.
Orientação monografia.
 

Módulo II – Gerontologia Básica
Antropologia Visual e Velhice
Psicogerontologia
Perspectiva histórico-cultural da memória e velhice
Velhice e Educação
Orientação Monografia
 

Módulo III – Ênfase em Gerontologia Social
Lazer e Turismo na Velhice
Arte, Cultura e Transformações sociais no Contexto da Velhice
Espiritualidade e Envelhecimento
Princípios de Administração em Gerontologia: Planejamento e Gestão de Serviços para Idosos.
Gerontecnologia
Seminário de Pesquisa
 

Módulo IV – Ênfase em Biogerontologia
Saúde e Envelhecimento: Aspectos preventivos aos paliativos.
Psicopatologia do Envelhecimento
Avaliação Neuropsicolinguística na Velhice
Suporte integral relacionado ao cuidado do idoso
Apresentações Monografias

COORDENAÇÃO

Profa. Dra. Elisandra Villela Gasparetto Sé

Fonoaudióloga, Mestre em Gerontologia pela Faculdade de Educação – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Doutora em Linguística – Área de Neurolinguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem – UNICAMP. Foi pesquisadora visitante na Associação Alzheimer Portugal – Lisboa (2013). Especialista em Educação em Saúde para preceptores do SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês – IEP/HSL (2014). Atuou como pesquisadora colaboradora no Ambulatório de Psiquiatria Geriátrica desde 2000 do Hospital de Clínicas da FCM – UNICAMP e da Comissão de Implantação deste serviço. Presidente da Associação Brasileira de Alzheimer – ABRAz – Regional São Paulo gestão de 2011 à 2014. Coordenadora da Associação Brasileira de Alzheimer – ABRAZ – Sub-regional Campinas/SP. Coordenadora do Centro de Educação Continuada do Adulto e do Idoso da Faculdade de Jaguariúna e da Faculdade Max Planck – Indaiatuba. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Jaguariúna e da Faculdade Max Planck – Indaiatuba. Coordenadora e Diretora do Centro Educacional Perspectiva, parceria Polis Educacional.

Banner Desconto Mensalidade Pós

INVESTIMENTO

Para receber os planos de pagamentos entre contato.

Telefone: (19) 3885-9917
E-mail: posgraduacao@facmaxplanck.edu.br
Horário: Horário de atendimento: Segunda à quinta-feira das 17:00 às 22:00, Sexta-feira das 15:00 às 21:00 e aos Sábados das 08:00 às 12:00.

 

 

INSCRIÇÕES

Telefone: (19) 3885-9917
E-mail: posgraduacao@facmaxplanck.edu.br
Horário de atendimento: Segunda á quinta-feira das 13:00 às 16:30 e das 17:30 às 22:00, Sexta-feira das 13:00 às 16:30 e das 17:30 às 21:00 e Sábados das 08:00 às 12:00.

 

NORMAS

  1. A formação de turmas está condicionada a um número mínimo de alunos;
  2. A matrícula será efetivada pela ordem de inscrição (pagamento dos boletos); quando o número de inscritos excederem o número máximo de vagas previsto, haverá devolução da parcela paga aos candidatos excedentes;
  3. Não haverá devolução da taxa de inscrição, exceto no caso da não formação de turma;
  4. A matrícula será concretizada a partir da apresentação da documentação exigida conforme prazos estipulados em cada curso e do pagamento da parcela única ou primeira parcela;
  5. Nos cursos que tiverem o investimento parcelado, os certificados serão emitidos pela Secretaria Geral somente após o pagamento da última parcela.
  6. No caso de desistência do curso, o aluno deverá se manifestar através de requerimento, evitando cobranças futuras, juros e/ou multas. A ausência do aluno às aulas não exclui a obrigatoriedade de pagamento das parcelas, caso não tenha requerido a desistência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful