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Prêmios e Reconhecimentos

 

Sobre

Qualificação técnica, senso de responsabilidade social, postura ética e humanizada. Assim são formados os enfermeiros na Max Planck.

horario-icon 10 semestres | diurno-icon Diurno – 7h20  noturno-icon Noturno

 

INSCREVA-SEPROJETO PEDAGÓGICO 
Objetivo

O curso de Enfermagem da Faculdade Max Planck tem uma proposta de currículo integrado, com eixo orientador baseado em três pilares fundamentais: organização de serviço, gestão do cuidado e assistência individual e coletiva. Nesse formato, ao invés de diversas disciplinas, os alunos recebem o conteúdo em forma de situação-problema, onde é exposto um caso real para que entendam o cenário – por meio das informações de anatomia, bioquímica e fisiologia – e também a assistência de enfermagem necessária em cada caso.

O enfermeiro da MAX é formado como um profissional generalista, com sólido conhecimento científico e humanista, qualificado para o exercício da Enfermagem em nível de graduação e com visão crítica e reflexiva sobre a profissão e sua inserção no contexto da área da saúde no país. É capaz de reconhecer as situações/problemas de saúde-doença de maior prevalência em sua região de atuação e de intervir sobre os determinantes do processo saúde-doença na perspectiva da integralidade.

Diferenciais

● Aulas nos períodos matutino e noturno, permitindo flexibilização de horário para alunos que trabalham em esquema de plantão.

● Currículo das aulas desenvolvido de forma integrada por meio de eixo orientador com três pilares fundamentais: organização de serviço, gestão do cuidado e assistência individual e coletiva.

● Conteúdo programado em formato que permite apresentação de situação-problema, permitindo exposição de casos reais para entendimento de temas como anatomia, bioquímica e fisiologia.

● Aulas práticas por meio da vivência de situações realísticas, diferente do que acontece no modelo tradicional disciplinar, incluindo conceitos básicos ao alinhados com a prática profissional.

● Salas de aula especialmente preparadas para o conteúdo programático, como o Laboratório de Enfermagem, que reproduz um leito hospitalar, com os equipamentos básicos de atendimento, permitindo ao aluno o conhecimento da rotina profissional.

● Participação de alunos em visitas técnicas frequentes a unidades básicas de saúde e em ações para a comunidade.

● Parceria com Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) propicia vivência de um ambiente hospitalar desde o 1º semestre, além de sala de aula preparada para Metodologias Ativas.

● Aulas práticas na Interclínicas, clínica-escola preparada para os cursos da área de Saúde, que propicia ao aluno uma formação com visão integral do cliente/paciente.

● Realização de campanhas, dentro e fora do ambiente acadêmico, voltadas ao bem-estar humano, como Outubro Rosa, Novembro Azul e vacinação de Febre Amarela, Raiva e Gripe, Saúde do Homem e da Mulher.

● Ações intercursos promovendo a interdisciplinaridade e compartilhamento com diversos saberes, com os cursos de Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, entre outros.

● Laboratórios de Anatomia, Microbiologia, Morfologia e Química oferecem aos alunos espaços equipados com o que há de mais moderno no mercado.

Atuação Profissional
  • Enfermagem geral

Comandar equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem no atendimento a pacientes.

  • Enfermagem geriátrica

Atender idosos, doentes ou não, em domicílio, casas de repouso, clínicas e hospitais.

  • Enfermagem médico-cirúrgica

Ministrar cuidados pré e pós-operatórios em prontos-socorros, clínicas e hospitais.

  • Enfermagem obstétrica

Dar assistência integral a gestantes, parturientes e lactantes, com acompanhamento de pré-natal, realização de exames e auxílio ao médico no parto e no pós-parto. Orientar sobre planejamento familiar.

  • Enfermagem pediátrica

Acompanhar e avaliar o crescimento e o desenvolvimento da criança. Incentivar o aleitamento materno e orientar os pais quanto às técnicas e aos cuidados com os recém-nascidos.

  • Enfermagem psiquiátrica

Ajudar no tratamento de pacientes com distúrbios psicológicos.

  • Enfermagem de resgate

Participar de equipes de salvamento de vítimas de acidentes ou de calamidades públicas.

  • Enfermagem de saúde pública

Orientar a população sobre a prevenção de doenças e promover a saúde da coletividade. Atender pacientes em hospitais, centros de saúde, creches e escolas. Formar, capacitar e supervisionar os agentes de saúde.

  • Enfermagem do trabalho

Dar atendimento ambulatorial em empresas e acompanhar programas de prevenção e manutenção da saúde dos funcionários.

  • Ensino

Orientar projetos de pesquisa e ministrar aulas teóricas e práticas.

  • Gestão da qualidade

Avaliar e planejar os processos assistenciais com o objetivo de aumentar a segurança dos pacientes.

  • Gestão de projetos

Administrar e controlar as atividades destinadas a projetos multidisciplinares, como abertura de uma ala hospitalar ou implementação de um novo protocolo em clínicas ou hospitais.

  • Pesquisa clínica

Planejar, implementar e coordenar projetos de pesquisas clínicas, como o desenvolvimento de drogas e estudos epidemiológicos em hospitais, institutos de pesquisa e universidades.

>Mercado de Trabalho


Uma grande quantidade de recém-formados chega ao mercado a cada ano. Isso pode significar concorrência, se a opção for trabalhar nas regiões Sul e Sudeste, que concentram os maiores empregadores. A região Nordeste do país é a que tem a menor concentração de profissionais da área, faltando enfermeiros especialmente nas cidades do interior. A área de saúde da família está em expansão, inclusive em razão do aumento da expectativa de vida da população. O governo federal, por exemplo, mantém um programa com equipes que contam, no mínimo, com um enfermeiro. Também é cada vez mais comum encontrar enfermeiros trabalhando em centros de estética, escolas infantis, laboratórios de análises clínicas, ambulatórios empresariais e em serviços de home care. Em hospitais, em geral, o profissional é contratado como assistente, para depois ocupar o cargo de enfermeiro. Para o licenciado, a principal demanda vem das escolas profissionalizantes dos grandes centros urbanos.  

Grade Curricular

>Disciplinas

Amostra das disciplinas que compõe o curso:

1º SEMESTRE

  • Conferência I
  • Portfólio I
  • Projeto Aplicativo I
  • Unidade de Prática Simulada em Laboratório I
  • Unidade Prática de Ensino na Comunidade I
  • Unidade Tutorial I
  • Unidade Tutorial II

 

2º SEMESTRE

  • Conferência II
  • Portfólio II
  • Projeto Aplicativo II
  • Unidade de Prática Simulada em Laboratório II
  • Unidade Prática de Ensino na Comunidade II
  • Unidade Tutorial III
  • Unidade Tutorial IV

 

3º SEMESTRE

  • Assistência Integral de Enfermagem I
  • Conferência III
  • Portfólio III
  • Projeto Aplicativo III
  • Unidade de Prática Simulada de Laboratório III
  • Unidade Prática de Ensino na Comunidade III
  • Unidade Tutorial V

 

4º SEMESTRE

  • Assistência Integral de Enfermagem II
  • Eletiva I
  • Inglês
  • Portfólio IV
  • Projeto Aplicativo IV
  • Unidade de Prática Simulada de Laboratório IV
  • Unidade Prática de Ensino na Comunidade IV
  • Unidade Tutorial VI

 

5º SEMESTRE

  • Ciclo de Vida- Saúde Integral do Adulto I
  • Optativa
  • Unidade de Prática Simulada de Laboratório V
  • Unidade de Saúde Especializada I
  • Unidade Integrativa I
  • Unidade Prática de Ensino na Comunidade V

 

6º SEMESTRE

  • Ciclo de Estágio Supervisionado Comunitário I
  • Ciclo de Vida – Saúde da Criança e do Adolescente I
  • Ciclo de Vida – Saúde Integral do Adulto II
  • Unidade de Prática Simulada de Laboratório VI
  • Unidade Integrativa II

 

7º SEMESTRE

  • Ciclo de Estágio Supervisionado Comunitário II
  • Ciclo de Vida – Saúde da Criança e do Adolescente II
  • Ciclo de Vida – Saúde Integrada da Mulher I
  • Eletiva II
  • Unidade de Prática Simulada de Laboratórios VII
  • Unidade Especializada II
  • Unidade Integrativa II

 

8º SEMESTRE

  • Ciclo de Estágio Supervisionado Comunitário III
  • Ciclo de Vida – Saúde da Criança e do Adolescente III
  • Ciclo de Vida – Saúde Integral da Mulher II
  • Projeto de Pesquisa
  • Unidade de Prática Simulada de Laboratório VIII
  • Unidade Especializada III

 

9º SEMESTRE

  • Ciclo de Estágio Supervisionado Hospitalar I
  • Gestão e Organização dos Serviços de Saúde II
  • Práticas de Formação I
  • Tópicos Especiais I
  • Trabalho de Conclusão de Curso I
  • Unidade Prática Simulada de Laboratório IX

 

10º SEMESTRE

  • Atividades Complementares
  • Ciclo Supervisionado Hospitalar II
  • Práticas de Formação II
  • Tópicos Especiais II
  • Trabalho de Conclusão de Curso II
  • Ética, Responsabilidade Social e Meio ambiente
  • História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena
  • Libras
Investimento

VALORES PARA INGRESSANTES 2018/02

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R$480,00 – Para pagamento até o 5º dia útil de cada mês (Esse valor não acumula outros benefícios e descontos)

INSCREVA-SE

Saiba Como

Coordenação

Prof. Ms. Alexandro Marcos Menegócio

Enfermeiro, docente e coordenador de Curso de Enfermagem da Faculdade Max Planck. Tem pós-graduações em Administração Hospitalar, Enfermagem no Trauma, Psicopedagogia, Didática e Metodologia do Ensino Superior, Intervenções Multidisciplinar em Dependência Química e Metodologias do Ensino à Distância. Mestre em Gerontologia Social e membro do Grupo de Estudos na Saúde Mental na Unifesp, atualmente está realizando especialização em Preceptoria.

E-mail: enfermagem@faculdademax.edu.br | Telefone: (19) 3885-9900

 

 

 

 

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