OBJETIVO

O curso de Enfermagem da Faculdade Max Planck tem uma proposta de currículo integrado, com eixo orientador baseado em três pilares fundamentais: organização de serviço, gestão do cuidado e assistência individual e coletiva.  Nesse formato, ao invés de diversas disciplinas, os alunos recebem o conteúdo em forma de situação-problema, onde é exposto um caso real para que entendam o cenário – por meio das informações de anatomia, bioquímica e fisiologia – e também a assistência de enfermagem necessária em cada caso.


O enfermeiro da MAX é formado como um profissional generalista, com sólido conhecimento científico e humanista, qualificado para o exercício da Enfermagem em nível de graduação e com visão crítica e reflexiva sobre a profissão e sua inserção no contexto da área da saúde no país. É capaz de reconhecer as situações/problemas de saúde-doença de maior prevalência em sua região de atuação e de intervir sobre os determinantes do processo saúde-doença na perspectiva da integralidade.

Diferenciais

  • Aulas nos períodos matutino e noturno, permitindo flexibilização de horário para alunos que trabalham em esquema de plantão.
  • Currículo das aulas desenvolvido de forma integrada por meio de eixo orientador com três pilares fundamentais: organização de serviço, gestão do cuidado e assistência individual e coletiva.
  • Conteúdo programado em formato que permite apresentação de situação-problema, permitindo exposição de casos reais para entendimento de temas como anatomia, bioquímica e fisiologia.
  • Aulas práticas por meio da vivência de situações realísticas, diferente do que acontece no modelo tradicional disciplinar, incluindo conceitos básicos ao alinhados com a prática profissional.
  • Salas de aula especialmente preparadas para o conteúdo programático, como o Laboratório de Enfermagem, que reproduz um leito hospitalar, com os equipamentos básicos de atendimento, permitindo ao aluno o conhecimento da rotina profissional.
  • Participação de alunos em visitas técnicas frequentes a unidades básicas de saúde e em ações para a comunidade.
  • Parceria com Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) propicia vivência de um ambiente hospitalar desde o 1º semestre, além de sala de aula preparada para Metodologias Ativas.
  • Aulas práticas na Interclínicas, clínica-escola preparada para os cursos da área de Saúde, que propicia ao aluno uma formação com visão integral do cliente/paciente.
  • Realização de campanhas, dentro e fora do ambiente acadêmico, voltadas ao bem-estar humano, como Outubro Rosa, Novembro Azul e vacinação de Febre Amarela, Raiva e Gripe, Saúde do Homem e da Mulher.
  • Ações intercursos promovendo a interdisciplinaridade e compartilhamento com diversos saberes, com os cursos de Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, entre outros.
  • Laboratórios de Anatomia, Microbiologia, Morfologia e Química oferecem aos alunos espaços equipados com o que há de mais moderno no mercado.

Atuação Profissional

 

  • Enfermagem geral

Comandar equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem no atendimento a pacientes.

  • Enfermagem geriátrica

Atender idosos, doentes ou não, em domicílio, casas de repouso, clínicas e hospitais.

  • Enfermagem médico-cirúrgica

Ministrar cuidados pré e pós-operatórios em prontos-socorros, clínicas e hospitais.

  • Enfermagem obstétrica

Dar assistência integral a gestantes, parturientes e lactantes, com acompanhamento de pré-natal, realização de exames e auxílio ao médico no parto e no pós-parto. Orientar sobre planejamento familiar.

  • Enfermagem pediátrica

Acompanhar e avaliar o crescimento e o desenvolvimento da criança. Incentivar o aleitamento materno e orientar os pais quanto às técnicas e aos cuidados com os recém-nascidos.

  • Enfermagem psiquiátrica

Ajudar no tratamento de pacientes com distúrbios psicológicos.

  • Enfermagem de resgate

Participar de equipes de salvamento de vítimas de acidentes ou de calamidades públicas.

  • Enfermagem de saúde pública

Orientar a população sobre a prevenção de doenças e promover a saúde da coletividade. Atender pacientes em hospitais, centros de saúde, creches e escolas. Formar, capacitar e supervisionar os agentes de saúde.

  • Enfermagem do trabalho

Dar atendimento ambulatorial em empresas e acompanhar programas de prevenção e manutenção da saúde dos funcionários.

  • Ensino

Orientar projetos de pesquisa e ministrar aulas teóricas e práticas.

  • Gestão da qualidade

Avaliar e planejar os processos assistenciais com o objetivo de aumentar a segurança dos pacientes.

  • Gestão de projetos

Administrar e controlar as atividades destinadas a projetos multidisciplinares, como abertura de uma ala hospitalar ou implementação de um novo protocolo em clínicas ou hospitais.

  • Pesquisa clínica

Planejar, implementar e coordenar projetos de pesquisas clínicas, como o desenvolvimento de drogas e estudos epidemiológicos em hospitais, institutos de pesquisa e universidades.

Mercado de Trabalho

Uma grande quantidade de recém-formados chega ao mercado a cada ano. Isso pode significar concorrência, se a opção for trabalhar nas regiões Sul e Sudeste, que concentram os maiores empregadores. A região Nordeste do país é a que tem a menor concentração de profissionais da área, faltando enfermeiros especialmente nas cidades do interior. A área de saúde da família está em expansão, inclusive em razão do aumento da expectativa de vida da população. O governo federal, por exemplo, mantém um programa com equipes que contam, no mínimo, com um enfermeiro. Também é cada vez mais comum encontrar enfermeiros trabalhando em centros de estética, escolas infantis, laboratórios de análises clínicas, ambulatórios empresariais e em serviços de home care. Em hospitais, em geral, o profissional é contratado como assistente, para depois ocupar o cargo de enfermeiro. Para o licenciado, a principal demanda vem das escolas profissionalizantes dos grandes centros urbanos.  

DISCIPLINAS

Amostra das disciplinas que compõe o curso:

 

1º SEMESTRE

  • Anatomia Humana I
  • Bioquímica I
  • Ciências Morfológicas I
  • Ciências Sociais em Saúde
  • Educação e Atenção Integral a Saúde I
  • Enfermagem no Contexto Histórico da Atenção a Saúde
  • Nutrição e Saúde
  • Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I

 

2º SEMESTRE

  • Anatomia Humana II
  • Bioquímica II
  • Ciências Morfológicas II
  • Educação e Atenção Integral a Saúde II
  • Fisiologia Humana I
  • Metodologia do Trabalho Científico
  • Saúde Coletiva I
  • Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem II

 

3º SEMESTRE

  • Atividades Complementares I
  • Bioestatística
  • Comunicação e Relacionamento Interpessoal I
  • Educação e Atenção Integral a Saúde III
  • Farmacologia I
  • Fisiologia Humana II
  • Imunologia
  • Microbiologia Geral
  • Parasitologia
  • Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem III

 

4º SEMESTRE

  • Atividades Complementares II
  • Comunicação e Relacionamento Interpessoal II
  • Controle e Prevenção das Doenças Transmissíveis
  • Educação e Atenção Integral a Saúde IV
  • Epidemiologia
  • Farmacologia Aplicada a Enfermagem
  • Farmacologia II
  • Patologia Geral
  • Práticas Integrativas e Saúde Sustentável
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem

 

5º SEMESTRE

  • 1º Ciclo da Vida: Saúde do Recém-Nascido, Criança e Adolescente I
  • 2º Ciclo da Vida: Saúde da Mulher I
  • Atividades Complementares III
  • Educação e Atenção Integral à Saúde V
  • Saúde Coletiva II
  • Saúde Mental

 

6º SEMESTRE

  • 1º Ciclo de Vida: Saúde do Recém-Nascido, Criança e Adolescente II
  • 2º Ciclo de Vida: Saúde da Mulher II
  • Análises Clínicas, Laboratoriais e Imagem
  • Bioética
  • Educação e Atenção Integral à Saúde VI
  • Integração Profissional I
  • Linguagem e Escrita no Campo da Saúde

 

7º SEMESTRE

  • 3º Ciclo de Vida: Saúde do Adulto I
  • Educação e Atenção Integral à Saúde VII
  • Gestão da Atenção Básica de Saúde
  • Gestão e Empreendedorismo
  • Integração Profissional II
  • Projeto de Pesquisa I
  • Saúde do Trabalhador
  • Violência, Saúde e Gênero

 

8º SEMESTRE

  • 3º Ciclo de Vida: Saúde do Adulto II
  • 4º Ciclo de Vida: Saúde do Idoso
  • Atenção Pré-Hospitalar, Urgência e Emergência
  • Educação e Atenção Integral a Saúde VIII
  • Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material
  • Gestão do Serviço Hospitalar
  • Integração Profissional III
  • Projeto de Pesquisa II

 

9º SEMESTRE

  • Estágio Supervisionado I
  • Estudos Avançados em Enfermagem I
  • Libras
  • Trabalho de Conclusão de Curso I

 

10º SEMESTRE

  • Estágio Supervisionado II
  • Estudos Avançados em Enfermagem II
  • Trabalho de Conclusão de Curso II

INVESTIMENTO

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COORDENAÇÃO

PROF. MS. ALEXANDRO MARCOS MENEGÓCIO

Enfermeiro, docente e coordenador de Curso de Enfermagem da Faculdade Max Planck. Tem pós-graduações em Administração Hospitalar, Enfermagem no Trauma, Psicopedagogia, Didática e Metodologia do Ensino Superior, Intervenções Multidisciplinar em Dependência Química e Metodologias do Ensino à Distância. Mestre em Gerontologia Social e membro do Grupo de Estudos na Saúde Mental na Unifesp, atualmente está realizando especialização em Preceptoria.

 

E-mail: enfermagem@faculdademax.edu.br

Telefone: (19) 3885-9900

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