Sobre

Desde os primórdios da humanidade foi-se acumulando um conhecimento empírico, fruto da experiência de milhares de mulheres auxiliando outras mulheres na hora do nascimento de seus filhos. Com a hospitalização do parto nos últimos anos, as mulheres desenraizadas e isoladas, perderam esse apoio psico-social. Como parte do processo de integração dos conhecimentos tradicionais milenares acumulados pela experiência humana com os progressos científicos contemporâneos, vem surgindo, no frio cenário do parto hospitalar a figura da Doula.
A organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde de vários países entre eles o Brasil (portaria 28 de maio de 2003) reconhecem hoje após uma década de pesquisas cientificas a enorme contribuição da presença da Doula nesse momento tão significativo e de tão profundas repercussões futuras. Tem-se demonstrado que o parto evolui com maior tranquilidade, rapidez e com menos dor e complicações tanto maternas como fetais. Torna-se uma experiência gratificante, fortalecedora e favorecedora da vinculação mãe-bebê. As vantagens também ocorrem para o Sistema de Saúde, que além de oferecer um serviço de maior qualidade, tem uma significativa redução nos custos dada a diminuição das intervenções médicas e do tempo de internação das mães e dos bebês.

As pesquisas têm mostrado que a atuação da Doula no parto pode: diminuir em 50% as taxas de cesárea, em 20% a duração do trabalho de parto, em 60% os pedidos de anestesia, em 40% o uso da oxitocinae em 40% o uso de forceps.

Na América do Norte, por exemplo, estima-se que existam atualmente de 10.000 a 12.000 Doulas. No Brasil, a demanda de mulheres e instituições que solicitam esse serviço, ainda que bem menor, também vem crescendo significativamente.

Em Indaiatuba não existe nenhum curso voltado para a formação de Doulas, o que gera uma enorme necessidade de formação desses profissionais afim de atuarem no município e região.

 

OBJETIVOS

Formação do perfil profissional dos egressos desta profissão, proporcionando ao aluno noções de conforto físico, apoio emocional e suporte cognitivo durante o trabalho de parto e no pós-parto imediato, contribuindo na qualidade da vivência do nascimento e no desenvolvimento de vínculos familiares, ampliando a oportunidade de inserção no mercado de trabalho destes profissionais.

Oferecer aos alunos oportunidade para construção de competências profissionais, na perspectiva do mundo da produção e do trabalho, bem como do sistema educativo.

Proporcionar a habilitação profissional em curto prazo, observando-se as necessidades do mercado de trabalho da região.

Colocar à disposição do mercado de trabalho um profissional apto ao exercício de suas funções e consciente de suas responsabilidades.

Enfatizar, paralelamente à formação profissional específica, o desenvolvimento de todos os saberes e valores necessários ao profissional-cidadão tais como o raciocínio lógico, relações interpessoais, responsabilidade, solidariedade, ética, entre outros.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Vagas: Mínimo de 15 e máximo de 40 alunos
  • Duração: 04 dias (22, 23, 24 e 25 de janeiro de 2016)
  • Carga horário: 32 horas

 

 

 

 

COORDENAÇÃO

Cândida Acácia Almeida Silva Barroca

  • Especialização em Enfermagem Ginecológica e Obstétrica – Instituicao de Ensino
  • Superior Albert Einstein- 2013
  • Especialização em Enfermagem do Trabalho- IBPEX 2011
  • Bacharelado em Enfermagem FTC- 2010

 

 

 

 

INVESTIMENTO

Banner Desconto Mensalidade Pós

Para receber os planos de pagamentos entre contato.

Telefone: (19) 3885-9917
E-mail: posgraduacao@faculdademax.edu.br
Horário: Horário de atendimento: Segunda à quinta-feira das 17:00 às 22:00, Sexta-feira das 15:00 às 21:00 e aos Sábados das 08:00 às 12:00.

INSCRIÇÕES

Telefone: (19) 3885-9917
E-mail: posgraduacao@faculdademax.edu.br
Horário: Horário de atendimento: Segunda à quinta-feira das 17:00 às 22:00, Sexta-feira das 15:00 às 21:00 e aos Sábados das 08:00 às 12:00.

 

NORMAS

  1. A formação de turmas está condicionada a um número mínimo de alunos;
  2. A matrícula será efetivada pela ordem de inscrição (pagamento dos boletos); quando o número de inscritos excederem o número máximo de vagas previsto, haverá devolução da parcela paga aos candidatos excedentes;
  3. Não haverá devolução da taxa de inscrição, exceto no caso da não formação de turma;
  4. A matrícula será concretizada a partir da apresentação da documentação exigida conforme prazos estipulados em cada curso e do pagamento da parcela única ou primeira parcela;
  5. Nos cursos que tiverem o investimento parcelado, os certificados serão emitidos pela Secretaria Geral somente após o pagamento da última parcela.
  6. No caso de desistência do curso, o aluno deverá se manifestar através de requerimento, evitando cobranças futuras, juros e/ou multas. A ausência do aluno às aulas não exclui a obrigatoriedade de pagamento das parcelas, caso não tenha requerido a desistência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful