CURSOS DA MAX VISITAM EXPOSIÇÃO HUMAM BODIES

Alunos entendem a importância de aprender na prática

Mais de 100 estudantes da Faculdade Max Planck realizaram uma visita técnica a Exposição Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano, Shopping Iguatemi Esplanada, na cidade de Sorocaba. A mostra trata-se de um mergulho tridimensional para dentro do corpo humano e permite aos alunos um passeio impressionante pelo corpo humano.

A exposição já recebeu mais de 40 milhões de pessoas de vários países, e durante o final de semana alunos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia e Nutrição marcaram presença. “A visita na exposição Maravilhas do Corpo Humano é importante para o aluno por aproximar o conhecimento teórico da anatomia com a realidade, além de facilitar a aplicação deste conhecimento nas diversas situações clínicas que o ser humano possa vivenciar”, afirma Isabel Cristina Chagas, docente dos cursos da saúde.

Os alunos tiveram a oportunidade de aproveitar para conhecer em detalhes o corpo humano. Devido ao processo chamado de plastinação, que envolve a retirada de toda a água e gordura do corpo humano, sendo substituídos por polímeros plásticos coloridos, com isso corpos reais foram utilizados para criar a exposição. “A Human Bodies foi para os alunos tomarem dimensão das estruturas analisadas em sala de aula, e entenderem como o organismo é de verdade, devido ao processo de plastinação”, comenta João Francisco Barbieri, professor de Educação Física.

A visita foi guiada por monitores da saúde, que responderam as curiosidades sobre o funcionamento do organismo humano em uma viagem completa pela anatomia humana, por meio de 9 corpos e 100 órgãos reais. “A visita foi guiada por monitores de enfermagem que explicaram tudo para nós, o que foi muito legal, pois aprendemos bastante sobre o corpo humano, vimos assuntos que íamos ter na prova, como esqueleto, músculo, sistema digestório, etc”, disse a aluna Emily Carolina de Lima.

“Esse tipo de visita técnica é fundamental para a formação do aluno, pois  permite a observação na prática dos conceitos estudados em sala de aula e são particularmente importantes para a motivação do alunado. Além disso, contribuem para ampliar não só os  conhecimentos científicos, mas também culturais dos estudantes. Além disso, a visita vai servir para aprofundamento dos estudos e conhecimento prático sobre ciências naturais e anatomia humana”, explica a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Sheila Salles Mendes.

Na Faculdade Max Planck, o processo de ensino é baseado no aprendizado na prática. “Para o curso a importância deste tipo de visita é o diferencial do método de aprendizagem, podendo ser considerada um tipo de metodologia ativa, onde o aluno aprende conteúdos da grade curricular de forma autônoma e consegue aplicar na realidade profissional. Desta forma, enriquece o modelo de aula deixando mais atrativa e despertando o interesse cada vez mais do aluno pelo aprendizado”, afirma Isabel Cristina Chagas.

Os cursos da Faculdade Max Planck têm como objetivo formar profissionais aptos a compreender e traduzir as necessidades dos indivíduos e da sociedade, pois possui um currículo atual e que atende às exigências e necessidades do mercado de trabalho. “Realizar visitas técnicas, promover aulas práticas e oferecer um ensino de qualidade está no DNA da faculdade, e isso reflete a preocupação dos cursos em formar profissionais capacitados para executar sua função com excelência”, afirma João Francisco Barbieri.

25/04/2018