Curso Internacional de Mudanças Climáticas

Assessor do presidente Obama ministra palestra

O assessor de Ciência e Tecnologia do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, professor doutor John Holdren, ministrou uma palestra de 20 minutos, na quarta-feira (3), para os 16 alunos da FAJ que integram um curso internacional à distância, pioneiro no Brasil, denominado “Global Climate Change Course” (Mudança Climática Global).

Através de uma videoconferência instalada no Campus 2 da Faculdade, o palestrante americano utilizou a mesma apresentação levada à Conferência Mundial do Clima de Copenhague, em dezembro de 2009, para abordar o aquecimento da Terra, apresentar dados e gráficos que comprovam as mudanças na temperatura do planeta e os efeitos na agricultura.

A viabilidade da palestra ocorreu devido a uma parceria da FAJ com a Universidade da Carolina do Leste (EUA), responsável pela aplicação do curso e parceira do Departamento de Estado norte-americano. Além do Brasil, integram o curso a própria universidade americana, a Universidade de Jammu (Índia) e Universidade de Shandong (China), que interagem simultaneamente entre si.

O curso entrou na grade de extensão da FAJ em janeiro e, por ser projeto-piloto, foi oferecido gratuitamente aos interessados. É formado por 16 alunos de cada país e dividido em grupo de oito pessoas, contendo dois estudantes de diferentes etnias. “As duplas trocam propostas sobre meio ambiente, diversidade cultural, saúde universal e valores sociais através das plataformas que permitem comunicação simultânea”, explica o coordenador responsável pelo curso na FAJ, professor Luiz José Maria Irias.

TECNOLOGIA

As tecnologias oferecidas no curso foram desenvolvidas pela Universidade da Carolina do Leste, e envolvem os sistemas Moodle (controle presencial e de conteúdo), Wiki (plataforma de interatividade), IRC (Internet Relay Chat) – um canal de chat para suporte técnico -, e um blog para o registro de trabalhos.

Os encontros presenciais acontecem três vezes por semana e os alunos são avaliados através de um relatório, que deverá ser elaborado no final de abril, quando se encerra o curso. “O certificado de conclusão do curso virá com a assinatura da secretária de Estado Hillary Clinton, o que dá um grande incentivo aos alunos”, diz Irias.

POR: JORNAL TODO DIA