CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA REALIZA AULA PRÁTICA SOBRE HITPOA I

Alunos do 5º semestre aprendem sobre a importância da inspeção dos alimentos

A disciplina de HITPOA I – Higiene, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal capacita os alunos para atuarem em frigoríficos, abatedouros, matadouros e indústrias de produção e comercialização de produtos alimentícios de origem animal relacionados a órgãos públicos e iniciativa privada. E no curso de Medicina da Faculdade Max Planck, os alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática esse conhecimento.

O professor e médico veterinário Alberto Teixeira França Filho levou os alunos do 5º semestre para o laboratório do Campus I da Max, na qual os alunos tiveram a oportunidade de compreender os processos do queijo minas frescal e identificar níveis de qualidade e higiene do alimento. “A disciplina de HITPOA I é uma importante área de conhecimento da Medicina Veterinária, a atividade de análise do processamento tecnológico do queijo minas frescal, acontece dentro do laboratório de alimento para promover ao aluno uma vivência da realidade do mercado de trabalho. Além de seguir os regulamentos e normativas da Vigilância Sanitária e do Ministério da Agricultura”, afirma o docente.

Para a estudante Ariadne Dornelas, a atividade prática é fundamental para reter o conhecimento. “Hoje viemos aprender sobre a produção de queijos, porém não fica somente nesse assunto, os professores nos auxiliam mostrando várias áreas da inspeção, pois muitas vezes as pessoas pensam que a medicina veterinária é somente o cuidado com os animais, sendo que também temos o campo de higiene, qualidade e produção. Então a parte prática é fundamental porque podemos ver e associar a matéria discutida em sala de aula”.

O professor destaca também que a atividade ajuda a ampliar as possibilidades de atuação profissional. “Hoje a medicina veterinária é conhecida pela parte clínica ou cirúrgica, porém o profissional que realiza o curso na Max tem a possibilidade de atuar em diferentes segmentos, como por exemplo, a inspeção. Essa é uma área que recebe mais destaque no Brasil, em função da exigência da qualidade do alimento cada vez rigorosa no Brasil”, afirma.

De acordo com Ronie Luiz Casagrande da Silva, a aula é fundamental para gerar novos conhecimentos. “Eu estou achando muito interessante essa aula, porque a maioria das pessoas não sabe o jeito certo de realizar a produção de queijo, e para o profissional de medicina veterinária é importante ter esse conhecimento.” O estudante, ainda completa falando sobre a expansão da profissão. “Essa área de inspeção é está crescendo muito no Brasil, e é importante ao médico veterinário saber cuidar de animais, mas também conhecer sobre a importância da HITPOA”.

A aluna Diane Cristina de Oliveira comenta sobre sua experiência com a área de inspeção. “Essa é a matéria que eu mais me dedico no curso, pois já estou na área de inspeção há oito anos, e procurei o curso justamente para me especializar nesse assunto. Hoje sou servidora pública e trabalho como agente fiscal de vigilância sanitária, e meu principal interesse no curso sempre foi essa área”.

O professor comenta que essa é uma das áreas mais concorridas para realização de concurso do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento‎. “Por ser uma área em expansão o concurso do MAPA é um dos mais concorridos, afinal muitas pessoas desejam garantir um trabalho com salários que podem chegar a 15 mil reais, para cargos de iniciante”.

O curso de Medicina Veterinária da MAX oferece aulas com metodologias ativas, corpo docente formado por médicos veterinários altamente capacitados e experimentados, projetos desenvolvidos com base no mercado de trabalho para os alunos e a encontrarem soluções diferenciadas e inovadoras.

09/04/2018