Curso de Marketing realiza aulas de empreendedorismo no Lean Manufacturing

Curso de Marketing realiza aulas de empreendedorismo no Lean Manufacturing

Estudantes do 4º semestre realizaram atividades práticas no laboratório

Empreender é um desafio em qualquer segmento de negócio. É preciso estudar o mercado, analisar concorrência e, principalmente, ter certeza de que o produto ou serviço oferecido terão diferenciais e espaço no mercado. E para testar todos esses detalhes em seu projeto acadêmico, alunos do 4º semestre do curso de Marketing tiveram aulas práticas no Laboratório Lean Manufacturing da MAX.dsc_1214

“O objetivo dessa aula foi permitir aos alunos uma vivência muito diferente e moderna. Com os recursos do Lean eles puderam submeter os projetos a situações de crise, por exemplo, e encontrar soluções viáveis”, comenta o coordenador do curso de Marketing, professor Renato Bichara Grilo.

A aula prática no Lean estava relacionada à disciplina de Gestão de Produtos e Serviços, onde os alunos tiveram que elaborar todo o planejamento para a criação de uma empresa. Ao todo, 25 alunos participaram do desafio divididos em grupos. “As aulas no Lean foram nota 10, muito boas. Nós conseguimos desenhar o projeto e ver as dimensões do negócio. Ajudou muito em nosso aprendizado”, comentou a aluna Larissa Araújo Lima.

Segundo o aluno Danilo Eizo Anraki, a ferramenta ajudou também na interação entre os estudantes, especialmente na hora do brainstorming. “No Lean nós conseguimos nos concentrar mais, o que acaba sendo mais difícil em sala de aula normal. A ferramenta permite que vejamos a dimensão espacial do nosso negócio. Além disso, o formato da sala permite uma maior interação, ou seja, ouvimos mais as opiniões e levantamos dados relevantes. A partir daí identificamos o melhor caminho”, disse.

marketing-1-1 Importante reforçar que o Lean Board Game© é uma ferramenta de ensino de Lean, Gestão Industrial,  Manufatura e Engenharia de Produção, baseada na metodologia PBL – Problem Based Learning – Aprendizado  por meio de Problemas, onde os participantes são desafiados a melhorar o desempenho dessa fábrica,  identificando gargalos, restrições e desperdícios, e devem propor e implementar melhorias no processo para que  a fábrica fique mais produtiva e rentável. A Dinâmica ocorre em um tabuleiro, onde estão o chão de fábrica, as  informações e os indicadores de desempenho, e no decorrer desta dinâmica, conceitos e ferramentas do Lean  Manufacturing são introduzidos e praticados pelos participantes. A MAX foi a primeira faculdade no Brasil a  investir na integração das ferramentas jogo empresarial e software de simulação 3D.

30/11/2016

Fotos: Faculdade Max Planck.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful