Curso de Fisioterapia recebe a coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa

Curso de Fisioterapia recebe a coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa

Professora Dra. Elisandra Villela Gasparetto Sé realiza capacitação sobre a importância do CEP

O curso de Fisioterapia recebeu esse mês a coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade Max Planck, professora Dra. Elisandra Villela Gasparetto Sé, que realizou uma capacitação sobre os preceitos Éticos em Pesquisa Científica para os estudantes do 8º semestre, na aula do professor Paulo Campos.

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos, tendo por objetivo defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Res. CNS n.º 466/2012, Resolução CNS 510/2016 e Norma Operacional 001/2013).

A coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa comenta sobre a importância de apresentar esse tema aos estudantes. “O objetivo da palestra aos alunos do 8º semestre do Curso de Fisioterapia foi explicar sobre a preparação dos projetos de pesquisa para a submissão dos seus projetos de Trabalho de Curso e Iniciação Científica no Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos a partir de 2018, explicitando as normas e procedimentos do Comitê de Ética em Pesquisa e quais documentos são obrigatórios”, declara.

Além disso, a palestra teve também a finalidade de conscientizar os alunos sobre os aspectos éticos implicados nas pesquisas científicas que envolvem seres humanos, sobretudo pesquisas com pessoas vulneráveis. Para estudante a capacitação irá auxiliar no processo de produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “A capacitação foi importante no geral, aprendemos sobre informações sobre projeto de pesquisa, Currículo Lattes, Plataforma Brasil e Comitê de Ética, visto que vamos iniciar o TCC ano que vem, e muitos vão fazer pesquisa de campo, e importante saber sobre o comitê de ética”, comenta Priscila de Oliveira.

No curso de Fisioterapia os estudantes desenvolvem Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por meio de experimentos laboratoriais e pesquisa clínica de campo. “A palestra contribuiu para que eu ficasse sabendo os benefícios, a ética e a forma de se fazer um projeto de pesquisa, aprendi que tudo tem que ser documentado e de uma forma para todos estarem cientes da pesquisa antes de qualquer coisa”, afirma a estudante Fernanda Carvalho de Almeida.

Preparar-se para o Trabalho de Conclusão de Curso é de extrema importância e ter a oportunidade de aprender, ainda mais sobre as necessidades do projeto desenvolve no estudante o senso de pesquisa não somente para o meio acadêmico, mas também para o mercado de trabalho. “A capacitação foi interessante, porque engloba um tema que gera ansiedade no aluno desde o primo semestre, o TCC, quando se tem uma palestra para esclarecer, vai acalmando e nos dando norte ao trabalho”, comenta Priscila de Oliveira.

30/11/2017

 

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful