Crianças e idosos são beneficiados por ações sociais de Educação Física

Crianças e idosos são beneficiados por ações sociais de Educação Física

Turmas do 2º e 8º semestres realizaram atividades práticas em duas instituições de Indaiatuba

Contratar profissionais com visão social, além do conhecimento técnico, tem sido uma prática cada vez mais comum no mercado de trabalho. E para os 8bd3baba-9963-4c98-b4f3-9a81a00d61ccprofissionais ligados às práticas esportivas essa talvez seja uma necessidade ainda maior. Por isso, o curso de Educação Física convidou alunos do 2º e 8º semestres a desenvolverem ações sociais com públicos muito especiais: crianças e idosos. As atividades práticas estiveram ligadas ao conteúdo acadêmico e foram realizadas nos dias 26 e 27/11 em instituições sociais de Indaiatuba.

“Os eventos superaram as expectativas, pois os alunos se envolveram nas atividades e demonstraram muita responsabilidade em seguir o planejamento, souberam mediar conflitos e resolver problemas que sempre surgem em eventos. Tiveram iniciativa e dinamismo conseguindo estimular a participação de todos”, afirma a professora Ana Lucia Ratti Brolo.

A primeira atividade aconteceu na Casa da Providência com 35 crianças entre 5 a 10 anos de idade. Com o nome “Max Heróis – Missão: resgatando os poderes por meio de sorrisos”, a atividade atendeu às disciplinas Prática Profissional e Práticas Pedagógicas e teve como objetivo estimular o desenvolvimento infantil por meio de jogos e brincadeiras. Vestidos de super-heróis, os alunos realizaram brincadeiras e ganharam a atenção da criançada.

“O nosso trabalho é baseado na convivência e as brincadeiras são importantes ferramentas para o fortalecimento dos vínculos. Os alunos demonstraram comprometimento e muita disposição, e as crianças adoraram”, afirma Edilene Cristina Wolf, assistente social da Instituição. “É muito importante a Faculdade ter essa preocupação de formar profissionais com o olhar para o outro. É o que o nosso mundo está precisando e com certeza esses alunos serão profissionais muito mais completos. E isso acontecer no início do curso é fundamental, porque já ajuda o estudante a verificar se é isso mesmo que querem seguir”, reforça.

69aa0f49-1b81-4d48-b811-20fe2bcca239 Para a aluna Cristina Reinaldo Morais, a atividade foi excelente. “Eu sou suspeita para falar  porque eu  adoro crianças. E poder colocar em prática os conceitos do curso é maravilhoso. É completamente  diferente da nossa rotina e com certeza agregou muito para a minha  formação”, diz. “Foi muito  gratificante para todos nós. Não tem dinheiro no mundo que  pague os sorrisos e abraços que recebemos  das crianças. Creio que essa interação com eles  só fortaleceu a vontade de dar aula para crianças”, declara  o aluno Felipe Lopes Oliveira da  Silva.

A outra ação social realizada pelo curso de Educação Física envolveu os moradores do Lar  de Idoso  Emmanuel. Dessa vez, alunos do 8º semestre desenvolveram uma atividade  prática relacionada à  disciplina Atividade Física para Terceira Idade. Segundo a professora  Ana Lúcia, o objetivo foi mostrar  aos alunos um pouco da realidade desse público e como as  atividades recreativas podem promover o bem  estar físico, social e afetivo para os idosos.  “Também queremos sensibilizar os alunos para que os mesmos apliquem os conhecimentos  adquiridos ao longo da disciplina em sua vida profissional, afinal a população idosa cresce  consideravelmente em nosso país tornando um público bastante promissor para a área da Educação Física”, explica a professora Ana Lúcia.tcc-ed-fisica-1

O evento contou com música ao vivo e bingo. Os estudantes aproveitaram para interagir com os idosos, ouvir um pouco de suas histórias e perceberam o quanto é possível auxiliar esse público para uma vida de bem estar por meio da atividade física. “Para nós foi muito importante porque a Educação Física tem esse sentimento acolhedor. E ver o sorriso do idoso é muito gratificante”, comenta o aluno Douglas Macedo Santos.

A preocupação de Douglas com a terceira idade virou tema do TCC, que teve como objetivo mostrar a importância da atividade física no aspecto biopsicossocial do idoso. “Pesquisas mostram o envelhecimento da população. Segundo dados do IBGE, até 2060 quase 30% será idosa. E os exercícios físicos são fortes aliados para garantir autonomia.

19-12/2016

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful