COORDENADORA DO CURSO DE RH DA UNIMAX CONHECE UNIVERSIDADE NA ARGENTINA

Experiência foi compartilhada com alunos e professores da UniFAJ e FAAGROH em Buenos Aires entre os dias 5 e 9 de setembro

Cheia de novas ideias para explorar a experiência cultural e educacional que viveu, retorna ao Brasil, a coordenadora do curso de Recursos Humanos, professora Carla Borges, que esteve em Buenos Aires na Argentina, entre os dias 5 e 10 de setembro, onde pode conhecer a Universidad Nacional de Quilmes. “Foi uma oportunidade ímpar, além de ser minha primeira experiência no Exterior. O contato com uma nova cultura, conhecer o sistema universitário argentino, conhecer a realidade empresarial e de desenvolvimento do País, foi incrível. Tive a oportunidade de ampliar minha visão enquanto gestora de curso, conhecendo algumas das disciplinas trabalhadas nas grades curriculares, confrontar dados com relação ao empresariado latino-americano e vivenciar a cultura em outro País, foram de extrema importância”, salienta.

A coordenadora esteve acompanhada por alunos e professores dos cursos da Escola de Negócios da UniFAJ e da FAAGROH (Faculdade de Agronegócios de Holambra), instituições de ensino, que junto da UniMAX fazem parte do Grupo Polis Educacional. Durante a viagem, que teve por objetivo incentivar o crescimento profissional e pessoal, os participantes acompanharam dois seminários que debatiam o empreendedorismo no país.

De acordo com a UniFAJ essa experiência só foi possível por meio de uma parceria do Centro Universitário de Jaguariúna com a Universidad Nacional de Quilmes, que contou com a presença de dois alunos do curso de Administração, dois alunos de Logística e dois Alumnis UniFAJ, dos docentes Ana Cláudia de Almeida, coordenadora do curso de Logística e Marketing; Rogério Gomes, coordenador do curso de Administração; Clênio Casarin; Mylene Rezende, coordenadora do curso de Recursos Humanos  da UniFAJ e o professor Ronan Machado, coordenador da FAAGROH, além da assessora do curso de Administração, Sônia Borges.

A professora Carla Borges relata ainda que esteve muito próxima dos alunos brasileiros que estavam na missão e pode observar as expressões de encantamento e aprendizado, além disso, pode perceber também o comportamento dos estudantes estrangeiros. “Os alunos são politizados, participam da vida acadêmica com reuniões junto aos professores e gestores das universidades. Outro ponto que me chamou a atenção é o senso de nacionalidade do povo argentino. Eles valorizam sua história, a cultura e têm uma participação política com discussões, inclusive em restaurantes”, conta. “Chegamos num momento delicado da economia argentina. A situação era visível e este fez com que a população se manifestasse de alguma forma. Outro ponto que me chamou a atenção foi que encontrei na Argentina muitas livrarias e bancas de revistas com livros à disposição, várias pessoas lendo em praças e uma movimentação voltada para esta cultura. Eles se orgulham de sua história e utilizam-na como forma de tour cultural pelos pontos turísticos”, complementa.

Conforme explica a professora Ana Cláudia da UniFAJ, a proposta do intercâmbio foi estimular o conhecimento sobre empreendedorismo, gestão de pequenas e médias empresas e como a economia do país visitado pode afetar o Brasil, estabelecendo uma integração de nações. Apresentando também temas como o mercado na Argentina e Brasil, quais são as diversas formas de se empreender e como alcançar o sucesso. “[O seminário] acabou não abordando só empreendedorismo social, abordou também todas as formas de empreender nos países da América Latina”, explica a docente.

A professora conta que os professores e alunos visitaram todas as instalações da universidade, além de conhecerem o projeto Supersopa, que existe desde 2003 na instituição e conta com o apoio e auxílio de diversos cursos, como o de Engenharia de Alimentos. O projeto trabalha com a fabricação e a distribuição de sopas gratuitas para a comunidade argentina. A docente elogiou a iniciativa e o sabor do alimento, sendo que todos os convidados receberam uma amostra de brinde.

Essa vivência também serviu para mostrar como os alunos da instituição são ativos nas pautas políticas do país, mostrando que toda essa convivência no país não foi restringida apenas às palestras que a Universidad Nacional de Quilmes organizou e sim a todo um contexto social.

Com informações: UniFAJ

24/09/2018