COORDENADOR DO CURSO DE GASTRONOMIA E ALUNOS DA UNIMAX FAZEM CURSO EM LIMA NO PERU

Cozinha Peruana foi o alvo do estudo que aconteceu na Universidad San Ignacio de Loyola entre os dias 4 e 8 de setembro

Do dia 4 a 8 de setembro, cinco alunos e o coordenador do curso de Gastronomia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck, professor Caio Nunes, estiveram em Lima no Peru para um curso de cozinha peruana na Usil (Universidad San Ignacio de Loyola), que fica no distrito de San Ignacio. No curso intensivo, os participantes passaram por mercados, praias, praças e um tour pela cidade de Pisco, onde estão concentradas grandes vinícolas do país e da América do Sul. “Essa viagem para os alunos têm uma grande importância por uma vivência cultural local e conhecimento de novos produtos. No Peru existem mais de 600 tipos de batatas, além de animais diferentes que se consomem por lá. Os alunos conheceram in loco toda a cultura peruana e trouxeram para o Brasil”, destaca.

O professor Caio explica que a viagem foi possível graças à parceria entre o departamento Internacional da UniMAX com a iniciativa privada, que trouxe a proposta para o Centro Universitário. “Essa é a primeira vez que levamos um grupo de estudantes de Gastronomia para fora do país. Foi muito rica a experiência. A gente conhece o técnico e o teórico sobre a cozinha peruana, mas conhecer tudo isso no local de origem, de pessoas que vivem isso dia a dia, com certeza, fará que os alunos não se esqueçam disso mais”, salienta.

Segundo o coordenador, os alunos se surpreenderam com a recepção dada pela Usil, instituição de ensino com 50 anos, 20 mil alunos e que oferece cursos na área mercadológica e administrativa. Ele falou ainda sobre o curso que contou com atividades durante três dias dentro da Universidade, além dos passeios turísticos a prédios públicos culturais e históricos e à cidade de Pisco. “Foi muito válido. Vamos fazer contato com a instituição para outros cursos, porque eles têm esses mesmos programas para outras áreas como Administração, Marketing, etc.”, conta.

A aluna do 2º semestre, Mayara Cecília, conta que seu interesse e apreço pela gastronomia peruana nasceram por meio de leituras sobre a cultura do país, o que a fez decidir pela viagem gastronômica e cultural. “Poder vivenciar uma cultura diferente da nossa é algo incrível, pois nos fazer ter a real noção de como são os hábitos de vida de cada povo, o que os influenciam, no que dão valor. Viver e conhecer seus hábitos, estudar em uma escola diferente, nos tornam pessoas diferentes, pois o conhecimento e a educação é algo que ninguém pode tirar de nós”, diz.

Mayara revela que trouxe ao Brasil a alegria de perceber como um país pode se transformar por meio da gastronomia e tem esperanças de poder também fazer a diferença na vida das pessoas que estudam com ela e não puderam compartilhar dessa experiência. “Volto uma pessoa diferente, com valores mudados, reconhecendo como o nosso Brasil é rico em tantas coisas que não sabemos dar valor, principalmente na área gastronômica”, considera. “Sou grata por ser reconhecida aqui, com uma especialização diferenciada e com um sentimento de grande responsabilidade também em transmitir um pouco de muito que aprendi, podendo mudar a vida dos que me rodeiam com os sabores deste país e dessa experiência única que tivemos a oportunidade de viver”, completa.

Do 4º semestre, a estudante Mônica Maria Borja Farias conta que ficou sabendo do curso no Peru através de uma palestra na Semana de Estudos da Gastronomia de 2017. “Adorei! Achei o curso bem agregador para a minha formação como gastrônoma, pois conheci alguns dos principais insumos, pratos, coquetéis e drinks da cultura que representam a Cozinha Peruana”, fala. “O que me chamou atenção foi a estrutura da Universidad San Ignacio de Loyola, sua organização, os professores, laboratórios, controle de qualidade, todos em excelência em qualidade, a simpatia e a presteza com o grupo, outro ponto que vale a pena ressaltar é a visão do empreendedor que visualizou a universidade, expandido o negócio em outros países como Paraguai, USA, França e China”, enfatiza. “No momento a Cozinha Peruana está em projeção na gastronomia mundial juntamente de seu turismo  e com certeza me  ajudou na minha formação acadêmica e possíveis oportunidades de negócios, além da minha experiência e vivência como pessoa. Eu super recomendo a todos a fazerem o curso e terem uma vivência no exterior!”, finaliza.

14/09/2018