Coordenador de Engenharia de Controle e Automação comemora pós-doutorado

Coordenador de Engenharia de Controle e Automação comemora pós-doutorado

Docente fez especialização na Alemanha em uma das mais importantes fornecedoras automotivas do mundo

A qualidade do corpo docente é um dos diferenciais da Faculdade Max Planck. Nesse sentido, o curso de Engenharia de Controle e Automação tem um time reforçado de profissionais que atuam no mercado e investem em constante atualização. É o caso do coordenador e professor, Vinícius Gabriel Segala Simionatto, que em 2016 comemora dois anos de pós-doutorado na área de vibrações mecânicas de automóveis.

“Desde que comecei a fazer a primeira graduação, em 2005, não parei mais de me especializar. No 2º ano do curso de Engenharia de Controle e Automação resolvi fazer, paralelamente, um programa de iniciação científica. Depois veio mestrado, doutorado e agora o pós-doutorado”, explicou o docente.

O projeto desenvolvido pelo coordenador foi apoiado pela ZF TRW, considerada líder mundial em segurança automotiva e uma das maiores fornecedoras automotivas do mundo. E para a conclusão de uma das etapas do pós-doutorado, o docente foi convidado a visitar a sede da empresa em Schweinfurt, na Alemanha. “Eu atuei junto ao time de desenvolvimento de produto e pude contribuir para o lançamento de novos produtos”, comenta.

Segundo o professor Vinicius, seus estudos contribuem para diminuir, e até mesmo eliminar, os ruídos que aparecem nos veículos. “As vibrações mecânicas são responsáveis por tensões, desgaste e fadiga de muitas peças automotivas. E em uma análise dinâmica, por exemplo, podemos entender que esses problemas impactam diretamente nos ruídos que aparecem”, garante.

Dentro do segmento automotivo, essa área de estudo é conhecida como NVH – Noise Vibration Harshness, que pode ser traduzido para o português como teste de ruído, vibração e aspereza. “Os ruídos produzem uma vibração tátil, que tem impacto direto no conforto que chamamos de psicoacústico, ou seja, o que ouvimos ou sentimos dentro do carro. E meus estudos são justamente para eliminar ao máximo os problemas e dar cada vez mais conforto aos usuários”, explica o coordenador.

E com tanta especialização, os alunos só têm a ganhar. “Os conhecimentos que adquiri contribuem muito no desenvolvimento de disciplinas como Dinâmica, Controle de Processos e Instrumentação. Se não estão diretamente nas aulas que ministro, essas informações acabam refletindo no conteúdo que repasso aos demais professores do curso. E é muito prazeroso poder compartilhar todo conhecimento adquirido, me sinto mais completo como docente e profissional”, finaliza.

15/08/2016

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful