Coordenador de Enfermagem reforça importância de cuidados com H1N1

-Publicado em 12/04/16-
Alunos terão atividade especial sobre o assunto

Os casos de H1N1, ou Influenza, estão ocupando os noticiários nas últimas semanas e muitas clínicas particulares já oferecem a vacina que garante proteção contra o vírus. Em Indaiatuba, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou que a campanha de vacinação contra H1N1 acontece de 30 de abril até 20 de maio.

Enquanto isso, todos devemos nos manter informados e observar sintomas. Segundo o coordenador do curso de Enfermagem da Max Planck, professor Alexandro Marcos Menegocio, a prevenção começa com procedimentos simples. “Algumas orientações são lavar as mãos frequentemente, utilizar álcool gel, evitar locais de aglomeração, além de não tocar os olhos, nariz ou boca sem antes lavar as mãos. E nos casos suspeitos, utilizar máscaras para proteção. Também devemos ter atenção especial a idosos, gestantes e crianças”, explica.

É importante lembrar que o vírus H1N1, também denominado Influenza Sazonal, trata-se de uma doença com predominância em regiões de clima temperado e nos meses do inverno. É transmitido de pessoa para pessoa por meio de contato em superfícies, espiro ou tosse. “Os principais sinais dessa gripe são febre alta acompanhada de calafrios, tosse seca, dor de cabeça e garganta, aumento de secreção nasal, dor no peito ao tossir, entre outros. É fundamental não fazer uso de medicação sem orientação médica. Por isso, havendo esses sintomas, o ideal é procurar imediatamente um atendimento médico”, garante o professor.

O assunto também foi para a sala de aula e em breve os alunos de Enfermagem devem produzir material específico sobre a H1N1. “Temos uma atividade programada para o mês de maio com a produção de um folheto informativo para a comunidade em geral”, comenta o coordenador do curso.