Coordenador de Direito da MAX fala sobre a profissão no Dia do Advogado

Carreira está entre as que mais crescem no Brasil

Profissionais de Direito de todo o Brasil celebram em 11 de agosto o Dia do Advogado. A escolha  da data tem relação com a criação das primeiras instituições de ensino do Direito no país, isso  em 1827. Na época, esses centros eram considerados como escolas de pensamento, pois os locais  abrigavam discussões de ideias como republicanismo, abolicionismo, liberalismo,  conservadorismo, entre outros temas.

De lá pra cá, o ensino da advocacia manteve a credibilidade de uma formação sólida e profunda,  oferecendo ao profissional de Direito constantes oportunidades no mercado de trabalho.  Aproveitando o Dia do Advogado, o coordenador do curso de Direito da MAX fala sobre as  características e possibilidades da profissão. Confira a entrevista:

Como está o mercado para o profissional de Direito? Quais os setores com maior  expansão ou oportunidades de atuação?

O mercado de trabalho para o profissional do Direito é um dos mais promissores, tanto na advocacia quanto na carreira pública. Seja em nossa cidade como na região, o número de advogados atuante é deficiente em relação à demanda. Isso significa que sobra trabalho e falta profissional.

Quais são as habilidades necessárias, ou indicadas, para o exercício da profissão?

Responsabilidade, ética, seriedade e perseverança são as principais.

Existe idade limite para adquirir formação e atuar na área?

A idade mínima para atuar na área é 18 anos. Não há idade máxima.

A exposição midiática em torno dos processos envolvendo políticos (Lava Jato, Impeachment, etc.) ajudou a alavancar o papel do profissional dessa área?

Com certeza, bem como a própria crise que atravessa nosso país. A advocacia é uma das poucas profissões que crescem na crise.

Quais os três principais diferenciais do curso de Direito da MAX?

Aulas práticas desde o primeiro dia de aula, professores gabaritados e com larga experiência profissional, alto índice de aprovação na OAB.

Pode exemplificar uma aula prática que acontece no curso?

No curso de Direito da MAX temos diversas simulações de audiências, júri simulado, sustentação oral. Além disso, os professores trazem para sala de aula as questões práticas da profissão estabelecendo uma ligação com a teoria.

Qual sua mensagem para os estudantes que terminam o ensino médio em 2016 e estão vendo no Direito sua preferência de carreira?

A advocacia é uma profissão extremamente realizadora, que proporciona ganhos razoáveis para os profissionais que a exercem de maneira séria. O curso de Direito abre um leque enorme de opções de carreira jurídica, tanto na área pública quanto privada. Sem dúvida é uma ótima escolha para aqueles que estão na fase final do ensino médio.

Alexandre Soares Ferreira é coordenador do curso de Direito da Faculdade da Max Planck. Presidente da Subseção de Indaiatuba – OAB/SP, pós-graduado em Direito Público, mestrando em Ciências Criminológico Forenses pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales de Buenos Aires – AR e professor de graduação e pós-graduação em Direito Penal, Processo Penal e Prática Jurídica. É membro do conselho editorial e da mesa de debates e estudos do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e  sócio do Escritório Soares Ferreira Advogados Associados

11/08/2016