Controle sanitário e vinhos franceses foram temas de Aula Inaugural integrada de Gastronomia e Nutrição

Controle sanitário e vinhos franceses foram temas de Aula Inaugural integrada de Gastronomia e Nutrição

Evento reuniu estudantes de vários semestres dos dois cursos

Os cursos de Gastronomia e Nutrição realizaram Aula Inaugural integrada no Auditório da Prefeitura Municipal de Indaiatuba. Alunos de todos os semestres participaram da iniciativa, que abordou dois temas: “Difusão do Controle Sanitário e Proteção à Saúde na Alimentação Domiciliar”, com o professor Claudio Tibério Gil, e “França: No Mundo do Vinho”, com Nelson Luiz Pereira.

“Para essas palestras pensamos sempre em temas atuais ou tendências que pautam os segmentos. Por isso escolhemos dois assuntos que estão sempre em pauta para os profissionais que trabalham com alimentos e cozinha. Assim, os alunos conhecem mais, além de ter contato com especialistas do setor, aproveitando suas experiências como motivação para a carreira”, explicou o coordenador de Gastronomia, professor Caio Henriques Nunes.

Para o estudante do 1º semestre de Gastronomia, Guilherme de Almeida Carlito, os temas abordados foram importantes, uma vez que estão presentes na rotina desses cursos. “Sempre vemos a questão do controle do ambiente para que não haja possível proliferação de vírus e bactéria. E deu para perceber, pela explicação do professor Tibério, como é fácil manter o controle de doenças, de você não deixar sair o prato com possível contaminação. Mas às vezes, na hora da pressa, pressão ou mesmo descuido, nem todo mundo faz o processo adequado”, comentou.

O aluno fez questão de destacar também que o vinho é uma questão cultural. “A relação do vinho com a sociedade é muito relevante. Como gosto de vinho, mas não sou entendedor, fez muito sentido pra mim as informações, pela diversidade de tipos e regiões produtoras. Achei muito interessante a questão da uva, que tem muitos tipos climas específicos para o cultivo”, disse Guilherme.

Iniciativas práticas, como as Aulas Inaugurais, são classificadas de grande relevância pelos estudantes. “É sempre bom buscar informações extras. Eu já fiz muitos cursos, antes de entrar na faculdade, como de arrumação de mesa, pois acredito que agregam também. E é o caso dessas palestras, que trazem muita informação. Palestras desse tipo são agregadoras de conhecimento e são fundamentais para o crescimento individual”, completou Guilherme.

Aluna de Nutrição do 7º semestre, Natalia Baldasso de Campos também gostou da proposta. “Eu achei a Aula Inaugural muito boa porque trouxe conceitos muito simples que a gente acaba esquecendo. A manipulação de alimentos é muito importante nas áreas de Gastronomia e Nutrição, como também para outros profissionais que trabalham na cozinha e até mesmo em casa. As pessoas têm que se importar mais com isso. Sobre os vinhos, foi muito importante, pois deu para conhecer sobre a história do vinho, o que está relacionado ao processo do vinho. O que mais me chamou a atenção como foi contado cada tema. Foi muito simples de entender e são temas muito importantes para a nossa formação”, disse.

Para a coordenadora do curso de Nutrição, professora Bianca Sant’Anna Pires Luiz, a Aula Integrada cumpriu o objetivo de proporcionar uma vivência alinhada com as práticas de mercado de trabalho. “Profissionais de Gastronomia e Nutrição têm muita convivência nas empresas e em projetos, ou seja, por diversas vezes atuam juntos. Então, com essa iniciativa mostramos que esses universos estão ligados e é fundamental, desde a formação, entenderem a importância do trabalho harmonioso em equipe”, concluiu.

19/04/2017

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful