CONSTRUÇÃO CIVIL – NOVOS PRODUTOS, NOVAS CONSTRUÇÕES

CONSTRUÇÃO CIVIL – NOVOS PRODUTOS, NOVAS CONSTRUÇÕES

Na última década, tem crescido o uso de concretos especiais com a função de minimizar efeitos comuns em concretos convencionais, que costumam ser chamados de manifestações patológicas. Patologia, em construção civil, é o estudo das origens, manifestações, consequências das falhas e dos sistemas de degradação das edificações.

Dentre os materiais componentes para a elaboração desses produtos diferenciais, estão as fibras poliméricas, principalmente para combater a fissuração por retração do compósito – que é o conjunto de fibras e matriz de cimento que integra o concreto ou argamassa.

As fibras atuam no controle das fissuras, principalmente na redução de sua abertura. Em um teor de 0,1 % em volume, estes materiais agem na redução da retração plástica, que ocorre nas primeiras 12 horas, antes que o concreto tenha desenvolvido muita resistência. Com o seu uso, há uma melhoraria, de fato, em outras propriedades do concreto como a ductibilidade, que é a denominação da capacidade de deformação do produto.

Na cidade de Indaiatuba, onde está localizada a Faculdade Max Planck, podemos destacar uma obra realizada com fibras. O Velódromo Joaracy Mariano de Barros – inaugurado em homenagem ao atleta do ciclismo nacional – é uma pista executada inteiramente em concreto armado. Fica permanentemente a céu aberto, o que potencializa o aparecimento de manifestações patológicas.

Devido a inclinações extremas, exigidas pela modalidade esportiva praticada no local, trata-se de uma obra de difícil execução para a aplicação do concreto, além da impossibilidade de colocação de revestimentos posteriores.

Então, neste caso, foi desenvolvido um traço específico de concreto visando o controle de fissuração por meio de aplicação de fibras e de metacaulim – prescrito para combater especificamente a reação álcali-agregado em decorrência do agregado graúdo (brita) ser reativo.

Os resultados foram bem satisfatórios, pois o objetivo de controlar a fissuração foi alcançado, mesmo sendo uma obra que está permanentemente sujeita a intempéries e uma grande variação térmica diária.

Para a equipe de engenheiros civis envolvidos no projeto, foi um desafio prazeroso, especialmente no que diz respeito à busca de soluções tecnicamente viáveis e de baixo custo.

O curso de Engenharia Civil é uma formação eclética, que tem objetivo capacitar profissionais que possam solucionar questões em projetos, obras e sua logística, visando a materialização de projetos arquitetônicos. E na MAX temos um grande diferencial, que é proporcionar o aprendizado na prática, além de convidar o aluno a ser protagonista do próprio aprendizado, por meio do uso das Metodologias Ativas – grandes aliadas na formação de profissionais altamente preparados.

Osni Wulf é formado em Engenharia Civil, especialista em patologias da construção e em perícias e avaliações. É coordenador do curso de Engenharia Civil e professor do curso de Arquitetura, ambos da Faculdade Max Planck.

Data da matéria: 03/08/2016.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful