Como pesquisar vagas nas redes sociais

Como pesquisar vagas nas redes sociais

Em um momento como o atual, onde as vagas de empregos continuam escassas e as oportunidades de negócios são cada vez mais exigentes, a tecnologia traz uma excelente forma de busca por trabalho.

Se você digitar em sites de buscas “vagas de empregos” ou apenas “emprego”, encontra centenas ou até milhares de páginas. Isto fora os sites de empregos e os sites de agências, que solicitam cadastro.

Por quê?

Tanto a agilidade na divulgação da vaga quanto às diversas possibilidades para captação de talentos gerando resultados para os processos seletivos têm sido as principais justificativas das empresas que se utilizam das redes sociais.

Cada vez mais nota-se que as pessoas se reúnem em grupos de busca de trabalho pela internet, compartilhando oportunidades que, para eles, não servem, mas que pode ser útil para outras pessoas.

Os chamados “crackers” (hackers que utilizam do seu conhecimento de sistema para o crime virtual) também perceberam este aumento da busca de oportunidades e têm gerado falsas notícias de vagas, as chamadas fake news

Mas como não ser enganado com as fakes news?

Algumas palavras-chaves devem ser evitadas em uma notícia como: “após o cadastro, aguarde alguns dias para confirmação” ou, ainda, “compartilhe o link com o máximo de pessoas de seu contato”. Também vagas que são de grandes empresas e que constam diversas vagas.

Os links podem conter vírus e gerar mais transtornos do que soluções.

A dica é participar de grupos de vagas, mas estar atento a supostas promessas de empregos muito fáceis ou que exijam algum tipo de dados pessoais que comumente não se solicita.

Outro alerta é quanto às grandes empresas oferecerem muitas vagas. Geralmente, salvo quando a mesma abrir uma filial em outra cidade são falsas páginas que direcionarão a vítima para um site raptor de dados.

Sempre que compartilhar vagas, investigue antes. Se forem concursos públicos ou vagas em órgãos públicos, entre em contato diretamente ou verifique no site da entidade. Se as vagas forem de empresas de grande porte, verifique diretamente no site da mesma. Assim conseguirá reduzir as chances de cair em golpes.

Fique atento para não cair nas armadilhas que os aproveitadores planejam com tanto cuidado! Boa sorte.

11/07/2018