Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos realiza capacitação no HAOC

Atividade foi direcionada aos residentes do Hospital Augusto de Oliveira Camargo

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da Faculdade Max Planck realizou capacitação para os residentes do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), em Indaiatuba.  A iniciativa foi coordenada pela Profa. Dra. Elisandra Villela Gasparetto Sé e aconteceu dia 04 de abril.

Segundo a docente, o objetivo da palestra foi orientar os residentes e preceptores sobre as normas e procedimentos para submissão de protocolos de pesquisa no Sistema da Plataforma Brasil, uma importante ferramenta tecnológica que facilita atualmente as análises dos protocolos de pesquisa, administrada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Ministério da Saúde.

“O projeto de pesquisa é um importante documento que precisa estar completo e que explicite com detalhes o método científico aplicado na pesquisa e como ela será operacionalizada.capacitação-haoc-comitê-ética-2 Dessa forma, a ideia é que o projeto constitua um roteiro a ser rigorosamente seguido do começo ao fim. E que os procedimentos de análise dos dados e discussão dos resultados sejam fidedignos aos objetivos e hipótese descritos no projeto”, explicou a professora Elisandra.

A coordenadora explicou, ainda, que na pesquisa com seres humanos, por exemplo, as principais implicações éticas são que a respeitabilidade aos participantes e atenção aos riscos sejam vistos constantemente pelo pesquisador responsável. “O cumprimento da Resolução 466/2012 é de suma importância e credibilidade para a pesquisa”, completou.

O encontro teve por finalidade, ainda, discutir aspectos e perspectivas sobre a ética em pesquisa envolvendo seres humanos para a conscientização das pesquisas com voluntários, principalmente vulneráveis e a importância de conhecer e seguir diretrizes das principais resoluções brasileiras.

Importante ressaltar que o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade Max Planck é um órgão colegiado, multidisciplinar, de caráter de relevância pública, de caráter público, autônomo, consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. O CEP – MAX PLANCK é administrado pela CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa que está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS) e está vinculado ao Departamento de Programas Acadêmicos da Faculdade, que tem por finalidade avaliar e acompanhar os aspectos éticos de pesquisas envolvendo seres humanos e, dessa forma, proteger a integridade e a dignidade dos voluntários participantes, de acordo com os valores ético-humanísticos integrando-se à Missão Institucional da MAX.