Centro Belas Artes reabre Biblioteca Cidadã

Sistema permite acesso a estudantes e a toda comunidade

Uma boa opção para quem vai a capital paulista é conhecer o Sistema de Bibliotecas do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, que passou por reformas e foi reaberto ao público, este mês. O espaço trabalha com ações relacionadas à cidadania há 15 anos promovendo e democratizando o acesso à leitura por meio de doação de livros para o desenvolvimento do hábito de leitura, doação de materiais escolares e alimentos, auxílio às festas sazonais, como entrega de chocolates na Páscoa, prendas e alimentos juninos, brinquedos no dia da criança e Natal. O projeto contempla, também, o atendimento a pessoas com deficiência e a realização de campanhas em prol das necessidades das instituições parceiras.

Em 2002, o projeto foi repensado e reestruturado com um novo conceito: Biblioteca Cidadã, que visa não só a arrecadação e distribuição de materiais para as instituições de assistência social, mas também o intuito de despertar na comunidade acadêmica e seus parceiros a importância da responsabilidade social.

A Biblioteca Cidadã é uma iniciativa que têm como finalidade fornecer apoio a entidades assistenciais, comunidades e escolas, por meio de treinamento e capacitação de profissionais para a implantação, atendimento e formação de acervos. Realiza também ações internas de mobilização entre os corpos discente, docente e administrativo, arrecadando, por meio de doações, livros, materiais escolares, brinquedos, alimentos, entre outros.

Neste contexto, o Sistema de Bibliotecas, por meio da Biblioteca Cidadã, também gerencia a Sala de Leitura Aprendiz Belas Artes, localizada no Projeto Aprendiz. Com acervo de aproximadamente duas mil obras, atende diariamente 80 pessoas, entre crianças e adolescentes. E, ainda, a Biblioteca Comunitária UNAS/Heliópolis, que conta com um acervo com aproximadamente nove mil obras, com público em potencial de 130 mil pessoas.

A biblioteca do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 17h, e está localizada à rua Dr. Álvaro Alvim, 76, Vila Mariana.

POR: SAAMANTA DE MARTINO