Carboidrato é tema de palestra de Nutrição para o grupo Diabetes no Controle

Evento foi liderado por alunos de Nutrição da Max Planck e faz parte das ações realizadas pela Interclínicas

Você sabia que quase 100% dos carboidratos consumidos viram glicose em até 2h após a ingestão? Para o público comum essa informação já é muito importante, imagina para quem é portador de diabetes e precisa controlar com rigor o consumo de glicose. Pensando em difundir e auxiliar pacientes nesse controle, o curso de Nutrição realizou palestra sobre o tema para os participantes do programa Diabetes no Controle.

“Eu gostei muito da palestra, bem interessante. Todo mundo saiu super informado. E no contato individual, eles são sempre muito profissionais, explicam tudo certinho”, comentou a aposentada Maria Aparecida Rodrigues de Oliveira, que participou do encontro no dia 24 de maio, na Faculdade Max Planck. Com 59 anos, a paciente com diabetes comemora o serviço gratuito e os encontros temáticos da área de Nutrição.

Supervisionadas por uma equipe de docentes, as alunas fizeram apresentação bem detalhada, explicando desde o conceito do que é carboidrato, a transformação em nosso organismo até o impacto desse consumo para a saúde. Especificamente para quem tem diabetes, as futuras nutricionistas explicaram o passo a passo para a contagem do carboidrato consumido, além de informar sobre os dois métodos mais populares de contagem, incluindo os benefícios e desvantagens de cada um deles.

“Os alunos precisam se preparar, estudar e pesquisar muito para produzir a palestra. Então, esse é um momento fundamental para a formação do profissional, pois garante o contato com pacientes que têm uma patologia específica e que necessitam de atenção redobrada na alimentação. Ou seja, o papel do nutricionista para quem tem diabetes é muito importante e os alunos conseguem ter essa dimensão e assumem a responsabilidade em oferecer a melhor informação”, explica a coordenadora do curso de Nutrição, professora Bianca Sant´Anna Pires Luiz.

Este foi o terceiro encontro do grupo para as orientações nutricionais. Os dois primeiros temas foram leitura de rótulos e esclarecimentos sobre proteínas, especialmente o glúten. O programa Diabetes no Controle, parceria entre a Faculdade Max Planck e a Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba, existe desde setembro de 2015 e tem proposta de estimular a reflexão dos diabéticos sobre a importância do autocuidado e do conhecimento de sua patologia na prevenção de complicações.

“A parceria está acima das nossas expectativas. Todos os temas abordados são de extrema importância para os pacientes. Só posso agradecer e comemorar pois os resultados têm sido muito positivos”, diz o presidente da Associação, Edvaldo Furtado Apolinário “Didi”.

O calendário das palestras continua nas próximas semanas. No dia 14/06 os tipos de adoçantes serão apresentados aos pacientes do grupo. E no dia 21, haverá atividade prática de culinária, com elaboração de uma receita de suco Detox, além da celebração de encerramento do semestre. Os encontros acontecem no Campus 1 da Faculdade Max Planck, a partir das 17h30.

Vale lembrar que o programa Diabetes no Controle engloba ações comandadas pelos cursos de Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição da Max Planck que desenvolvem atividades como diagnóstico e assistência nutricional, programação e controle de exercícios físicos, orientações para uso e conservação adequada dos medicamentos, além de oferecer consulta de enfermagem e fisioterapia, de acordo com a necessidade do paciente. Desde o início, o programa já realizou mais de 600 atendimentos na Interclínicas, unidade da Max Planck.