Campanha de Vacinação Antirrábica mobiliza alunos de Medicina Veterinária em agosto

Ação social faz parte de parceria com a Prefeitura de Indaiatuba

Tradicional ação social do curso de Medicina Veterinária, a Campanha de Vacinação Antirrábica mobiliza os alunos de todos os semestres a participarem de atividades práticas sobre o tema durante todo o mês de agosto. Além dos postos distribuídos pela cidade de Indaiatuba, os estudantes atuam também no posto fixo do Hospital-Escola Veterinário (HEV-MAX). Durante o mês da campanha, a vacina de raiva é gratuita e o atendimento no HEV acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Maria Fernanda Vianna Marvulo, reforça a importância da participação dos estudantes e da população. “Para a formação de um profissional de Medicina Veterinária essa atividade é imprescindível, até porque estamos falando de uma doença zoonótica que é fatal. Além disso, faz com que o aluno adquira as competências e habilidades das disciplinas de Semiologia, Propedêutica, Clínica Médica, Terapêutica e Medicina Preventiva. O contato com a comunidade também é de extrema importância para a formação do aluno”, disse.

A aluna Bianca Teixeira Coelho, do 4º semestre de Medicina Veterinária, destaca que essa atividade é fundamental para a carreira. “Ter a oportunidade de aprender como fazer uma contenção firme e como vacinar um animal é muito benéfico para usarmos no futuro, além de poder colocar o que aprendemos em prática.” A estudante acredita que esse tipo de iniciativa reflete positivamente na população carente. “É muito importante poder fazer parte disso, pois assim podemos conscientizar as pessoas sobre a raiva, que é uma doença rápida e perigosa, e também ter a possibilidade de ajudar quem não tem condição de pagar a vacina para seu animal”, reforçou.

De acordo com a coordenadora do curso, a participação da Faculdade Max Planck na Campanha de Vacinação Antirrábica reflete em todo o processo de prevenção e cuidado com a cidade e seus moradores. “O convite da Prefeitura representa que a Medicina Veterinária da MAX está se consolidando como uma parceira na área de prevenção e promoção de saúde. Além disso, os nossos alunos podem vivenciar e experimentar a atuação do médico veterinário em uma importante ação social e de relevância para saúde pública, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos em sala de  aula, assim como estão exercendo serviço de extensão à  comunidade”, comentou.

Para alinhar todos os detalhes com a equipe que realiza os atendimentos durante o mês de agosto, foi realizado um treinamento no HEV, liderado pela médica veterinária Soledad Orives, da Vigilância Epidemiológica do município. “A raiva é uma zoonose, uma doença que acomete animais e humanos, no caso mamíferos. Saber da importância dessa doença e levar seus animais para que possa protegê-los reflete em nossa própria proteção. A grande importância é proteger a casa através da vacinação dos animais”, afirmou.

A interação com outros profissionais também é um benefício da atividade. “Participando da campanha os alunos atuam com técnicos de enfermagem, agentes da saúde, e isso gera novas oportunidades de trabalhos futuros”, disse a professora Maria Fernanda. “Eu acho de extrema importância a parceria com a MAX, porque nós somos saúde pública e eles são futuros colegas, e já temos colegas formados e coordenadores, é muito importante essa integração. Porque a saúde pública ganha com isso. Em contrapartida a gente leva um pouquinho de experiência para o pessoal que está no começo da vida profissional”, relatou Soledad.

Garantir a participação ativa de alunos em ações e projetos de relevância para a comunidade é um dos diferenciais do curso de Medicina Veterinária. Além da Campanha de Vacinação Antirrábica, os estudantes participam de outros eventos ao longo do ano, entre eles a Campanha de Controle Populacional de Cães e Gatos e Posse Responsável, Outubro Rosa Animal e Zooterapia – Terapia Assistida por Animais (TAA). “Eu acho de extrema importância o acadêmico sempre estar em atividades de campo, porque a visão de uma campanha em massa é bem diferente da parte didática. Então é uma experiência que faculdade nenhuma proporciona”, completou a médica veterinária da Vigilância Epidemiológica.

Campanha de Vacinação Antirrábica

Posto fixo: Hospital-Escola Veterinário (HEV-MAX)

Período: 5 a 31 de agosto

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 21h