Caminhada ecológica leva alunos de Educação Física a atividade prática pela região

Passeio começou em Indaiatuba e foi até Itupeva, município vizinho

Uma atividade prática diferenciada permitiu aos alunos de Educação Física do 4º semestre conhecer um pouco da história da região. A Caminhada Ecológica aocaminhada-ecologica-1 bairro Quilombo, em Itupeva, cidade vizinha de Indaiatuba, reuniu 91 estudantes de Bacharelado e Licenciatura que percorreram um trajeto de 9 km.

caminhada-ecologica-3 A visita fez parte da avaliação da disciplina Atividade Física  de Aventura na Natureza e teve a participação dos  professores Luiz Guilherme Bergamo e Cassius Leandro  Rodrigues de Sá Pinheiro de Mello. “O objetivo foi envolver  os alunos em uma vivência prática associando a atividade  física (caminhada) com um trecho em contato com a  natureza, sendo subidas, árvores, rochas, trilhas. Houve  também a possibilidade da reflexão ambiental com o recolhimento do material reciclável”, explica o professor Luiz Guilherme.

A caminhada durou cerca de 4 horas, entre ida e volta, e teve início no bairro de Itaici, em Indaiatuba. Como em toda atividade física, a programação começou com uma série de alongamento e aquecimento, reforçando a importância de preparação do corpo e da musculatura. A jornada dos alunos seguiu por uma estrada de terra com muito verde, ar puro, vegetação nativa e construções do século XIX. Água e frutas fizeram parte do kit dos alunos, além de sacos de lixo para não deixar resíduos pelo caminho.

Para o estudante Marcelo Dias de Matos, o passeio foi bom por sair da rotina e permitir interação com a natureza. “Nunca imaginei que teria uma aula dessecaminhada-ecologica-3 tipo. Nós pudemos verificar muitas pessoas fazendo praticando exercícios em harmonia com o meio ambiente. E Indaiatuba tem muitos recursos naturais que permitem esse tipo de atividade. Isso abriu também nossos horizontes para possibilidades profissionais”, afirmou.

Morador de Indaiatuba, o estudante Murilo Ramos ficou surpreso com o conhecimento acumulado. “Eu não conhecia essa parte da cidade, realmente foi uma experiência inovadora. O passeio todo foi bem organizado e a turma estava animada. A questão do lixo foi muito interessante, porque pudemos nos conscientizar do nosso papel quando formos executar uma atividade parecida como profissionais”,caminhada-ecologica-4 disse.

Ao final da caminhada, foi realizada conscientização por meio de perguntas e discussões envolvendo a participação de todos os alunos. Entre outros temas, foram abordados assuntos como ecologia, atividade física, relações, sensação de bem-estar e prazer. “Eu já estou esperando por outras oportunidades como esta. A proposta foi realmente enriquecedora”, finaliza o aluno Marcelo.

08/12/2016