Cadastro de Doadores de Medula Óssea acontece no sábado, 25, na MAX

Cadastro de Doadores de Medula Óssea acontece no sábado, 25, na MAX

Indaiatuba irá cadastrar até 300 novos doadores de medula

No próximo sábado, 25 de junho, das 9h às 12h, a Faculdade Max Planck abrirá suas portas para a comunidade indaiatubana e região para a realização do Cadastramento de Doadores de Medula Óssea. O objetivo é realizar 300 novos cadastros. O processo é simples e realizado a partir do preenchimento de uma ficha com informações pessoais, além da coleta de amostra de 5 ml de sangue para realização do exame de HLA (Histocompatibilidade). A ficha cadastral e o resultado do exame serão encaminhados para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), onde permanecerão ativos até o doador completar 65 anos. Durante o evento, um grupo de alunos e docentes da MAX irá acompanhar todas as atividades.

Os interessados em participar do cadastramento devem ter de 18 a 54 anos e 11 meses, estar em bom estado de saúde, além de trazer documento de identidade com foto e CPF. Pessoas com doenças infectocontagiosas NÃO poderão se cadastrar. Nos demais casos, não há contraindicação para o cadastro. Nesse dia também haverá o cadastro para o projeto SANGUE CIDADÃO do Rotary Club Indaiatuba e OSC GABRIEL.

Esta será mais uma campanha organizada na cidade pela OSC GABRIEL em parceria com o Hemocentro da Unicamp. A iniciativa surgiu há cerca de dois anos quando alunos do atual 5º semestre de Engenharia de Produção da Faculdade Max Planck procuraram a OSC GABRIEL para organizar uma ação como esta. Com a interrupção temporária das campanhas externas realizadas pelo Hemocentro da Unicamp o empenho desses alunos só se concretizou este ano, quando as campanhas voltaram a ser realizadas. Hoje no Brasil existem mais de 2 mil pessoas aguardando por um transplante de medula óssea e o assunto ainda gera muitas dúvidas e informações equivocadas.

O que é MEDULA ÓSSEA? – É a matriz do sangue, um tecido líquido e que é encontrado na parte interna dos ossos semelhante ao popularmente conhecido “tutano” do osso de boi. Na Medula Óssea estão células-mãe, responsáveis pela produção dos componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. Não devemos confundir Medula Óssea com Medula Espinhal! O local onde temos maior concentração de tecido é no osso da bacia.

Quem precisa de Medula Óssea? Pessoas que possuem doenças que comprometam a produção de sangue pela Medula, como leucemias e aplasia de Medula Óssea, além de crianças com algumas doenças genéticas. O grande problema é que a chance de se encontrar um doador na família é de apenas 25%. Por isso, mais de 70% dos pacientes em lista de espera terão que recorrer ao REDOME de não aparentados. A partir daí, a chance de localizar um doador compatível começa a ser de 1 para 100 mil. Por isso, quanto mais pessoas estiverem cadastradas maior é a chance de localização de uma Medula compatível.

Quando houver um paciente necessitando encontrar um doador, os dados serão cruzados com o Sistema de Cadastro de Receptores de Medula Óssea (REREME). Caso o doador seja localizado, ele será chamado para confirmar sua doação e, então, é iniciado o processo de doação. Novos exames serão realizados e quando tudo estiver confirmado a doação será efetivada. Para outros detalhes, acesse http://gabriel.org.br/medulaossea1.html

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful