AULA MAGNA DE GASTRONOMIA DA UNIMAX ABORDA O UMAMI: O 5º GOSTO RECONHECIDO PELO PALADAR HUMANO

AULA MAGNA DE GASTRONOMIA DA UNIMAX ABORDA O UMAMI: O 5º GOSTO RECONHECIDO PELO PALADAR HUMANO

A Doutora em Ciência de Alimentos, Hellen Maluly, trouxe o conhecimento sobre o Glutamato Monossódico

“Umami: um toque de sabor no seu dia a dia” foi a palestra ministrada pela Doutora em Ciência de Alimentos pela Unicamp, Hellen Maluly, durante a Aula Magna do curso de Gastronomia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck, ocorrida no Espaço Gourmet, no dia 27/08. A palestrante é autora do livro “Umami e glutamato – Aspectos químicos, biológicos e tecnológicos”.

Considerado como o quinto gosto básico sentido pelo paladar humano, além do doce, salgado, azedo e amargo, o Umami foi descoberto no ano de 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda, porém seu reconhecimento científico só ocorreu no ano 2000 por pesquisadores da Universidade de Miami. De acordo com as pesquisas, há receptores específicos capazes de identificar o Umami nas papilas gustativas. Suas principais características são o aumento da salivação e o gosto prolongado por alguns minutos após a ingestão do alimento. O Umami pode ser uma alternativa ao sódio.

Segundo a Doutora Hellen, Glutamato Monossódico é a substância (aminoácido) que dá característica ao Umami e que pode ser encontrado em quantidades variadas em alimentos como o milho, tomate, queijo parmesão, camarão, lagosta, assim como em todas as carnes.

Para a aluna do 2º semestre de Gastronomia, Eliana de Jesus Rodrigues Garcia de Souza, a palestra enriqueceu ainda mais seu aprendizado e despertou seu interesse pelo tema. “Simplesmente amei! A Hellen foi de uma simplicidade e ao mesmo tempo eficaz em suas palavras! Expôs a sua experiência e aprendizado com o UMAMI, o 5° gosto. Isso me fez ir além em meu aprendizado, pois há muitas controvérsias sobre o Glutamato Monossódico e esta palestra me fez repensar de maneira positiva sobre o assunto!”, conta. “Amo estas palestras, pois temos que ter outras visões, outras ideias, temos de ouvir e aprender mais sobre as experiências de outros profissionais, não somente ficar no nosso mundinho, mas expandir nossos horizontes. A Max está a cada dia me satisfazendo mais!”, completa.

“Nosso objetivo ao trazer uma especialista como a Hellen é proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer o que há de mais recente em pesquisa no mundo da gastronomia. É trazer novidades que podem despertar neles o desejo de se aprofundarem ainda mais na área”, considera o coordenador do curso, professor Caio Nunes.

12/09/2018