AULA MAGNA ABRE CICLO DE ESTUDOS DE MEDICINA VETERINÁRIA DO UNIMAX

AULA MAGNA ABRE CICLO DE ESTUDOS DE MEDICINA VETERINÁRIA DO UNIMAX

Alunos dos períodos diurno e noturno foram contemplados com três palestras de profissionais da área

Exames Neurológicos em Pequenos Animais; Localizações e Lesões Neurológicas e Atuação do Médico Veterinário na Perícia da Polícia Federal foram os temas abordados na Aula Magna que abriu o Ciclo de Estudos VetMAX, organizado pelo curso de Medicina Veterinária do UniMAX – Centro Universitário Max Planck. O evento aconteceu no dia 11 de setembro, tanto no período da manhã como da noite, no anfiteatro do campus I da instituição de ensino.

Durante a abertura, o diretor do UniMAX, professor Celso Braga, deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre a relevância do evento. “É um momento muito importante, são atividades muito interessantes que remetem à prática, que é a nossa metodologia, preocupação constante dos coordenadores, professores e de vocês alunos”, disse.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Maria Fernanda Vianna Marvulo, recordou sobre a data em comemoração ao médico veterinário ocorrido no dia 09 de setembro, dias antes da Aula Magna, e sobre a importância do evento que oficializa o início do semestre letivo. “É um momento de congregação de todos os semestres, unindo energia dos participantes”, salientou. “Contando com os minicursos, ao todo, são mais de 50 palestrantes em três dias do Ciclo de Estudos com cinco palestras simultâneas por horário”, completa a coordenadora que agradeceu a equipe organizadora.

Na Aula Magna, no período da manhã, os médicos veterinários Pedro Rossignoli e Rodrigo Casarin Castro trouxeram informações sobre procedimentos necessários para identificação de sintomas de problemas neurológicos em pequenos animais como paresia vestibular e ataxia cerebelar, além da realização de exames para definição de diagnóstico. Apresentaram ainda diversos casos de doenças que acometem os animais como cinomose que pode resultar em problemas neurológicos.

Já no período da noite, o tema foi trazido pelo Dr. Marcelo Américo de Almeida, que atua na Polícia Federal e falou sobre o trabalho do médico veterinário dentro da perícia criminal. Para ele, conhecer essa área enquanto estudante, amplia o leque de atuação do profissional. “O perito é um cargo dentro da Polícia Federal. Atualmente há 10.880 policiais federais divididos em cinco cargos: peritos criminais federais, delegados, agentes da Polícia Federal, escrivães e papiloscopistas”, explica. “Dentro da Perícia existem 18 formações diferentes. Todos os cargos exigem nível superior”, completa.

Dr. Marcelo reforçou que o papel fundamental do médico veterinário, apesar de sua formação, é auxiliar na elucidação de crimes, apresentou ainda termos técnicos da área, como corpo de delito, que é essencial para o andamento de um processo criminal. “E qual é a atuação do médico veterinário? Na área de defesa do consumidor, na identificação de animais, questões de erros médicos, alimentos, maus tratos, avaliação de animais, saúde pública, fraudes em animais e bem-estar animal, entre outras”, revela. “Dentro dessas áreas de atuação, existem exames periciais relacionados à Medicina Veterinária: tráfico de animais silvestres, genética e patologia veterinária forense, avaliação de bem-estar, crimes contra segurança alimentar e avaliações ou técnicas de evolução de rebanho”, completa.

“Esse dia foi extremamente produtivo, com muito aprendizado para nossos alunos. Além disso, contamos com a participação de colegas de profissão que vieram prestigiar o evento e buscar atualização de conhecimento e ampliação da rede de relacionamentos”, complementou a coordenadora do curso.

21/09/2019

 

 

 

 

 

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful