AULA INAUGURAL DE MEDICINA DE INDAIATUBA CONTOU COM FUNDADOR DOS “DOUTORES DA ALEGRIA”

Centro Universitário Max Planck trouxe o ator Wellington Nogueira e o Dr. Gonzalo Vecina Neto para a aula inaugural da primeira turma do curso

A UniMAX – Centro Universitário Max Planck trouxe para a aula inaugural do curso de Medicina de Indaiatuba o ator Wellington Nogueira, fundador do “Doutores da Alegria”, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço na área da saúde atuando junto a crianças, adolescentes e outros públicos em hospitais por todo o país. O evento aconteceu no anfiteatro da instituição de ensino e contou também com a participação de docentes, funcionários e parentes dos alunos.

Na oportunidade, o Reitor da UniMAX, professor Ricardo Tannus, apresentou a coordenadora do curso, Dra. Valéria Vernaschi Lima, que auxiliou na implantação do curso de Medicina de Indaiatuba e revelou que há intenção de que os “Doutores da Alegria” façam parte do projeto pedagógico associado ao Departamento Tom Sociocultural Educativo.

O ator contou sua trajetória e a fundação do projeto em que atua desde 1991. “Conheci o projeto no hospital da Universidade de Columbia, em 1988. Quando uma dupla de palhaços passou pelo corredor, só aquilo já foi encantador. Fiquei observando a atuação deles com uma criança que ficou fascinada e eles na porta, pediram permissão para entrar. Assim, que colocaram os pés dentro do quarto, a menina saltou do leito e começou a interagir com eles”, disse. “Eu vi essa cena há 30 anos e até hoje não vi nenhuma superprodução da Broadway ou Hollywood ter esse impacto sobre uma plateia. Na indústria do cinema e do teatro, uma pessoa na plateia é um fracasso retumbante, mas no hospital é 100% da lotação do nosso teatro”, completa.

Wellington comentou que foi a partir dessa experiência que iniciou sua jornada e que lhe trouxe novos olhares e novas possibilidades. “Uma delas, inclusive, acontecendo aqui agora. Essa é a primeira vez, em 30 anos de atuação, que eu venho fazer uma fala para os estudantes que acabaram de entrar na faculdade de Medicina”, revela. “Parabéns pelo caminho que vocês iniciam hoje”, concluiu o ator.

As atividades iniciais também envolveram a apresentação da metodologia de ensino, dos professores, da grade curricular, horários de aula e distribuição do material didático e do jaleco, entre outros aspectos. A professora Valéria ressaltou, ainda, a importância da formação científica e humanizada do médico.

Com o jaleco e estetoscópio, os estudantes foram recebidos por seus pais em um momento de grande emoção pela realização alcançada. Em seguida, todos os presentes participaram de uma palestra com o Dr. Gonzalo Vecina Neto que, em sua trajetória como médico, atuou como Secretário de Saúde de São Paulo, diretor da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Superintentendente do Hospital Sírio-Libanês. Dr. Gonzalo chamou a atenção para a importância das inovações trazidas pelo currículo da UniMAX para a formação e para o cuidado à saúde, recebendo, nessa ocasião, o título de Professor Emérito da Medicina do Centro Universitário Max Planck das mãos do Pró-Reitor Acadêmico, professor José Carlos Pacheco Coimbra.

17/12/2018