Aula de Imunologia é realizada com Metodologias Ativas em turma de Nutrição

Aula de Imunologia é realizada com Metodologias Ativas em turma de Nutrição

Cerca de 70 alunos participaram do processo que dividiu o grupo em equipes

 

O compromisso de oferecer um aprendizado prático, baseado na participação intensa do aluno em seu aprendizado, permeia todos os cursos oferecidos pela Faculdade Max Planck. Os alunos de Nutrição, por exemplo, estão vivenciando intensamente essas atividades, principalmente por meio das chamadas Metodologias Ativas. “Interessante observar que alunos muitas vezes não tão interessados em sala de aula convencional destacam-se neste tipo de atividade. Isso comprova que esses futuros profissionais são criativos, capazes de buscarem novos conhecimentos tendo o professor no papel de tutor, sozinhos ou em grupos”, explica a professora Helena da Cruz Oliveira.

Responsável pela disciplina de Imunologia, a docente realizou atividade especial, em dia de devolutiva de prova, com cerca de 70 alunos do 3º semestre do curso de Nutrição. Na ocasião, os alunos foram divididos em grupos, cada qual com um tema escolhido por meio de sorteio. No dia da devolutiva, os grupos foram organizados pela ordem das perguntas da prova. Eles apresentaram a maquete e ao final responderam à pergunta da prova.

“Inicialmente os alunos estavam ansiosos, pois enfrentariam o desafio de uma nova atividade, através de diferente metodologia para aprendizagem. No dia das apresentações estavam confiantes e os trabalhos ótimos. O resultado foi positivo, pois conseguimos, utilizando as maquetes, resolver todas as questões da prova, inclusive novos questionamentos”, garante a professora.

Para a aluna Camila Groff, a experiência foi enriquecedora. “Os pontos de vista sobre aprender são extremamente divergentes. Temos diversas formas, como em redes, sozinhos, por intercâmbios, em grupos etc. O enriquecedor é a proposta de o professor assumir um papel de facilitador, orientador, moderador e observador. Enquanto nós de protagonista de nossa aprendizagem”, comenta.

Segundo a aluna Mayara Ribeiro do Nascimento, o formato de aprendizado foi muito valioso para o universo do nutricionista. “Acredito que a oportunidade de demonstrar o conteúdo aprendido em aula à professora e aos colegas foi o mais enriquecedor na aula, pois desta forma a matéria ficou mais clara e fácil de ser interpretada, pude esclarecer minhas dúvidas e dos colegas. É uma forma dinâmica e ilustrativa de aprender, todo o trabalho de planejar e montar as maquetes tornou o aprendizado mais divertido”, afirma.

Confirmando o aprendizado, Mayara explica o conteúdo trabalho na atividade. “Compreender o funcionamento do sistema imune é fundamental para a nossa formação. É como sabemos de que forma o organismo atua para se manter em equilíbrio e bom funcionamento, seus mecanismos de proteção para combater os diversos tipos de microrganismos patógenos à saúde, bem como o importante papel que a alimentação desempenha para fornecer energia e nutrientes nesse processo de defesa do corpo”, explica.

Satisfeita com os resultados, a responsável pela disciplina quer ampliar a aplicação do formato. “Concluímos que devemos utilizar mais vezes esta metodologia para aquisição de conhecimentos. A devolutiva da prova foi um exemplo, pois utilizando esta técnica de ensino resgatamos o aprendizado da sala de aula”, finaliza professora Helena.