Atividades Complementares

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Perguntas Frequentes

1- O que é Atividade Complementar?

Atividades Complementares são exigências previstas nas Diretrizes Curriculares dos cursos de Graduação com propósito de agregar conhecimento adquirido fora do ambiente escolar e a carga horária a ser cumprida, está descrita no Projeto Pedagógico de cada curso e no Histórico Escolar do aluno.

2 - O que pode ser entregue como Atividade Complementar?

Poderá ser entregue como atividade complementar certificados ou documentos comprobatórios de participação em palestras, simpósios, conferências, seminários, debates, congressos, apresentação de trabalhos em eventos científicos, participação em eventos, feiras, atividades de extensão, mini-cursos, cursos de informática, cursos presenciais ou à distância, atividades definidas pelo coordenador do curso, participação em bancas de Pós-Graduação LATO e STRICTO SENSU, produção de material didático, atividade de representação estudantil (representante de sala), participação no projeto de leitura (EAD), participação na prática da iniciação científica, participação e realização de pesquisas teóricas e/ou empíricas, produção individual ou coletiva de livros, artigos didáticos ou científicos, capítulos de livros, softwares, vídeos e filmes, monitoria e tutoria, formação em línguas estrangeiras, proficiência ou português instrumental, PROE – “Programa de Orientação ao Estudante”, prestação de serviços à comunidade, eventos culturais (aceito uma vez por semestre), eventos esportivos (exclusivos da educação Física), doação de sangue (aceito uma vez por semestre), estágio complementar (extracurricular) e visitas técnicas.

3 - A partir de quando posso entregar?

Atividades realizadas no semestre vigente devem ser entregues ao final do mesmo. Observar calendário de entrega e dias pertinentes a cada curso.

4 - Como faço para entregar?

Para entregar as atividades complementares o aluno precisará acessar o Portal do NUCA, disponível no site da FAJ:
1º Passo: No site clicar na barra – Institucional / Programas Acadêmicos / Atividades Complementares ou acesse este link.

2º Passo: No acesso do aluno, utilizar o mesmo login e senha do portal do aluno.

3º Passo: No portal NUCA, entrar em Atividades Complementares, clicar em “Incluir”, após em “Escolher Arquivo”, anexar um (1) arquivo por vez em formato PDF ou JPG*, escrever o nome do certificado embaixo e finalizar com “Salvar”. Assim que forem lançadas as atividades no sistema, em cinco dias úteis, no dia previsto do curso conforme link, é necessário apresentar os originais dos arquivos anexados ao NUCA do campus frequentado, para que a convalidação seja realizada.
OBS: *É preciso salvar um arquivo por vez para gerar um protocolo por atividade, porém em casos que o certificado ou documento comprobatório tenha frente e verso ou com mais de uma folha, o anexo deverá conter todas as folhas em um único arquivo.

5- Anos anteriores era usado o caderno, o que será feito com ele?

Em 2014 foi implantado o caderno, mas com o novo sistema NUCA não haverá mais necessidade de usá-lo, porém todas as horas antes convalidadas no mesmo serão atribuídas neste novo sistema até final do 1º semestre. De qualquer forma o aluno que entregou o caderno no NUCA, deverá retirá-lo e guardar consigo, pois o caderno é o protocolo de entrega das horas anteriores.

6 - As horas entregues anteriormente não aparecem no sistema, elas serão computadas?

Sim estas horas serão computadas. O processo de atualização destas horas anteriores no novo sistema ocorrerá até final do 1º semestre, porém, caso haja dúvidas sobre as horas, após este prazo, deve entrar em contato pelo nuca@faculdademax.edu.br.

7 - Tenho certificados de outros anos que não entreguei antes, o que fazer?

Os certificados de anos anteriores serão aceitos normalmente, desde que sejam datados a partir do ano de início do curso. Para validá-los precisa fazer o processo de inserção no sistema conforme descrito na dúvida 4.

8- Algumas atividades internas da Instituição eram enviadas ao NUCA em forma de planilha ou de relatórios, isso irá manter?

Todo documento inserido no sistema será em forma de certificado e não mais de planilha ou relatório (exceto relatórios de Direito), sendo assim, os coordenadores e professores fornecerão certificados através de link ou através da página de certificados no site da FAJ, no caminho: Secretaria on-line/aluno/certificados ou neste link.

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