Artigo de coordenadora de Pedagogia da Max é publicado em revista na França

Artigo de coordenadora de Pedagogia da Max é publicado em revista na França

O artigo foi publicado na revista científica “Recherches en Sciences de Gestion” editada em Paris
Por Márcio Aguiar

O artigo “A Responsabilidade Social das Empresas e o Modelo das Organizações Inovadoras Sustentáveis”, um estudo de caso em uma empresa no setor elétrico brasileiro, da coordenadora do curso de Pedagogia, professora Suzana Frittelli Bruno, foi publicado na revista “Recherches en Sciences de Gestion” traduzida para o português, “Investigação em Ciências de Gestão” editada em Paris na França em novembro de 2014, pelo Institut de Socio-économie dês Enterprises et dês Organisations (ISEOR).

De acordo a com a autora, o artigo analisa brevemente o conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e aborda o modelo de Organizações Inovadoras Sustentáveis (OIS), realizado no Brasil. Nele, foi apresentado um estudo de caso, analisando o desenvolvimento deste modelo pela Eletrosul, uma empresa de energia brasileira, que resultou na pesquisa conhecida como “O caso da Eletrosul” ou “Estudo das Marés”, que estuda como o movimento das ondas das marés e das correntes marinhas e as diferenças de temperatura e da salinidade das águas podem ser convertidos em energia elétrica.

Segundo a docente, o objetivo do artigo é o de estimular a pesquisa para desenvolver modelos mais sofisticados em organizações inovadoras e sustentáveis, o tipo de organização que coordena suas atividades de acordo com o desenvolvimento sustentável, responsabilidade social corporativa e princípios éticos. A professora contou que a linha de estudo desde a época do mestrado trata-se de Inovação na área da Administração, com pesquisa em OIS. “Faço parte de um grupo de estudos franco-brasileiro (Transformare), nessa área e produzimos sempre”. O último trabalho resultou nessa revista, na qual participo de um capítulo ”La Responsabilitè Sociale d´Entreprise et le Modele des Organisations Innovatrices Durables”, comentou.

A pesquisadora explicou que a investigação científica desenvolvida por ela e outros cientistas neste trabalho possibilitou observar uma organização sustentável e inovadora, que desenvolve tecnologia limpa e pesquisa e desenvolvimento (P&D) “com base no ideal de que é significativo preservar o meio ambiente, desenvolver atividades sociais para ajudar as partes interessadas, a comunidade e ajudar a melhorar a economia”, destacou. Segundo ela, Ética e Responsabilidade Social Corporativa são os ganhos significativos desse tipo de organização.

Ainda conforme a especialista, “no Brasil o tema ainda foi pouco explorado, no entanto, debates estão começando a surgir nesta que deveria ser o modelo de Organizações Inovadoras Sustentáveis”.

Energia Limpa

O país corre para não perder a onda da energia marítima. Conforme os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o país começa de forma tímida a desenvolver tecnologia nacional para gerar energia elétrica com as ondas do mar. Com oito mil quilômetros de costa, e um potencial que pode chegar a 114 gigawatts – praticamente a atual capacidade instalada de energia elétrica no país – o Brasil teria tudo para se tornar um dos líderes globais do setor de energia marítima, que engloba também o movimento das marés. Até o momento, o Brasil está entre os 12 países que correm para se destacar nesta nova fronteira energética. O segmento de energia marítima deve ter seu padrão tecnológico definido até 2020 e se tornar viável economicamente em 2025.

Sobre o Transformare

O Centro Brasileiro Franco de Pesquisa em Inovação, Organização e Sustentabilidade (Transformare) tem como objetivo promover a discussão e desenvolver a teoria e os modelos em questões relacionadas com a inovação sustentável, modelos de desenvolvimento e propostas relacionados às organizações inovadoras sustentáveis. Também organiza debates sobre ensino e pesquisa em gestão social e sustentabilidade no Brasil, bem como as interfaces entre esses temas e outras áreas de investigação, tais como marketing, finanças, sociologia, história administração, filosofia, etc.

Sobre a educadora

Mestre em Administração (Gestão da Inovação) pelo Centro Universitário da FEI; especialista em Recursos Humanos; graduada em Pedagogia. Experiência em educação há 31 anos e no ensino superior com mais de 17 anos; Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Max Planck. Atuou como diretora pedagógica e orientadora educacional em diversas instituições de ensino privado e público. Atua como consultora na área de Recursos Humanos. Pesquisadora na área de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Centro Brasileiro Franco de Pesquisa em Inovação, Organização e Sustentabilidade (Transformare).

<< VOLTAR

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful